Cidades

Arrume sua cama

3 minutos de leitura
Arrume sua cama
An unmade bed with white linens and a lamp in the corner.; Shutterstock ID 197136716; PO: MC for TODAY

Por Francisney Liberato

Crie hábitos saudáveis e inovadores na sua vida.

Costumeiramente acordo muito cedo durante a semana, após a higiene pessoal tomo o meu café da manhã. Acredito que a minha rotina matinal seja igual a rotina de muitas pessoas. Um detalhe interessante é que, ao acordar eu não me importo em arrumar a cama antes de sair de casa. Ou às vezes saio com muita pressa e me esqueço de fazer essa tarefa simples e básica.

Refletindo a respeito dessa situação, veio em minha mente algumas indagações: “Por que eu não arrumo a minha cama antes de sair de casa?”. “Será que deixar a minha cama arrumada é algo difícil e complexo?” Esses questionamentos parecem ser simples e triviais, porém isso tem um significado e uma aplicação enorme. Você deve partir do princípio de que se eu não faço pequenas tarefas como arrumar a cama, será que terei vontade e disposição para realizar coisas maiores?

Na Administração Pública, existem peças de planejamento denominadas de Plano plurianual, Lei de diretrizes orçamentárias e Lei orçamentária anual. São leis de planejamento do poder público, a fim de evitar que gestores utilizem os recursos públicos de forma pessoal, parcial e antiética.

Nesse mesmo sentido, nas empresas privadas ocorrem as mesmas preocupações, isto é, planejar a questão orçamentária e financeira das empresas no cenário atual. Uma peça de planejamento bem conhecida é o chamado Planejamento Estratégico, que pode ser de médio ou longo prazo como, por exemplo, seis anos. Algumas instituições da Administração Pública também utilizam do mesmo instrumento técnico.

A maioria das pessoas que já conheci e convivi, não tem por costume fazer um planejamento na vida particular. São indivíduos de diversos lugares, países, servidores públicos, empresários, alunos, amigos, de diversas classes sociais. Essa é a realidade. Infelizmente essas pessoas não aprenderam desde cedo a elaborar um planejamento de curto, médio e longo prazo para a sua vida pessoal e profissional.

A que ideia concluo sobre os assuntos tratados neste texto? Que a minha vida pessoal está intimamente ligada aos outros aspectos da vida. Sendo assim, o fato de acordar e não arrumar a cama demonstra que eu não estou fazendo o dever de casa, em outras palavras, não estou sendo uma pessoa organizada.

Portanto, quer criar bons hábitos rotineiros e saudáveis na sua vida? Quer ser uma pessoa que priorize o planejamento? Se sua resposta for sim, então comece fazendo a primeira tarefa do seu dia, ou seja, arrumando a sua cama. Do contrário, você não terá estímulos para planejar coisas maiores e significativas da sua existência.

Não haverá planejamento, organização, tarefas a serem executadas, e com a qualidade exigida, se não começarmos arrumando as nossas camas. Essa proposta é reforçada pelo William H. McCraven, ex-almirante da Marinha Americana, que disse: “Se você quer mudar o mundo, comece arrumando a sua cama”.

Assim, o meu apelo para você é: Quer mudar o seu mundo? Quer realizar grandes conquistas na sua vida? Quer deixar um legado? O primeiro passo é executar as atividades mais simples e com pouco esforço.

Já acordou? Se sim, antes de sair de casa, arrume a sua cama!

Discurso do William H. McRaven: Clique aqui.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.

www.francisney.com.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes