Negócios

Aripuanã foi a cidade que mais gerou empregos em MT

O setor da construção obteve o melhor desempenho com quase 90% das vagas

2 minutos de leitura
Aripuanã foi a cidade que mais gerou empregos em MT
(Foto: Agência Brasil)

A cerca de 1,2 mil quilômetros de Cuiabá, localizada no Noroeste de Mato Grosso, Aripuanã foi a cidade mato-grossense que com melhor saldo de emprego entre janeiro e agosto, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Foram 1,5 mil novas vagas, o que rendeu uma variação positiva de 46,53%, no acumulado do ano. Os dados revelam ainda que o setor da construção respondeu por quase 90% desse total. No município, a Nexa realiza seu maior investimento em curso do país, o projeto Aripuanã, que se encontra na fase de implantação.

De acordo com o Caged, os setores econômicos que mais contribuíram para esse cenário foram: construção, indústria e serviços.

A construção somou 1.308 vagas (87,2%), sendo o pilar da geração de empregos no município. A indústria, apresentou saldo de 61 vagas. O setor de serviços contribuiu com 48, o comércio com 44 e a agropecuária com 39 vagas.

O acumulado de postos de trabalho criados ao final de agosto foi de 4.724, diante dos 3.224 empregos registrados em janeiro de 2020, maior variação relativa entre todos os municípios mato-grossenses.

E os efeitos da pandemia?

Superintendente regional do Trabalho em Mato Grosso, Eduardo de Souza Maria explicou que o ramo da construção foi um dos menos impactados pela pandemia. No comparativo entre admissões e dispensas, abril registrou queda – 28 vagas deixaram de existir em Aripuanã -, mas em maio, o número já voltou a crescer, com a criação de 5.

Nos meses seguintes, este índice foi seguido de altas consideráveis. Em junho, foram 339 e, em agosto, 398 admissões.

Gerente-geral de Mineração do Projeto Aripuanã, Rodrigo Fonseca, vê esses números como um reflexos dos investimentos da Nexa no município.

“Um dos sinais da recuperação econômica é o índice de emprego. Nesse quesito, Aripuanã demonstra não ter sido impactado pela crise gerada pela pandemia e a presença da Nexa tem sido fundamental para esse cenário”.

E o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira, lembra o importante papel do setor industrial no saldo de empregos.

“A indústria da mineração é essencial para a retomada econômica nacional. Ao agregar valor à matéria-prima bruta, extraída de forma sustentável e moderna, e transformá-la em produtos mais elaborados, o setor gera empregos, distribui salários e arrecada impostos. E a Nexa desempenha um papel fundamental nesse contexto”.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes