A Arca de Noé e o Monte Ararath

Semelhança entre as duas operações é apenas o modus operandi

O delegado Wilson Barbosa, da Polícia Federal, esclareceu nessa quinta-feira (14) que a Operação Ararath não é um desdobramento da Arca de Noé, como se acreditava.

“Os nomes são relacionados, mas a relação entre as duas operações é o modus operandi. Não temos elementos que indiquem conexão entre os dois fatos. A Arca de Noé era uma empresa só de factoring e na Ararath se diversificou, foram usadas várias factorings e empresas de outros ramos, com o mesmo propósito: movimentar recursos à margem do sistema financeiro oficial para beneficiar a organização criminosa”, explicou.

A Arca de Noé foi deflagrada em 2003, para investigar operações da factoring Globo Fomento Mercantil, comandada pelo ex-policial civil João Arcanjo Ribeiro, conhecido como chefe do jogo do bicho em Mato Grosso.

A Ararath (cujo nome foi inspirado no monte em que a Arca de Noé bíblica pousou, após o Grande Dilúvio) foi deflagrada 10 anos depois, e investiga uma ampla rede de lavagem de dinheiro e crimes financeiros. Somente com impostos federais sonegados, a operação já recuperou R$ 1,47 bilhão.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPoliciais militares resgatam 306 tartarugas presas em sacos próximo ao Rio Araguaia
Próximo artigoSaiba como foi o primeiro dia da Copa do Mundo 2018