A Propósito

Apuração emperrada

Quase um ano e meio após instalação, CPI para os serviços de energia elétrica tem poucas respostas sobre problemas

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Apuração emperrada
(Foto: Reprodução/Foto: Angelo Vieira/ALMT)

A CPI da Energisa, na Assembleia Legislativa, retomou os trabalhos, mas ficou quase esquecida nos últimos meses. Instalada há quase um ano e meio, a comissão continua sem avanço no assunto que se propões a investigar. 

A justificativa dos membros é que a pandemia atrasou os trabalhos. A comissão de inquérito foi instalada em outubro de 2019, presidida pelo deputado Elizeu Nascimento (PL), para apurar o aumento na tarifa dos serviços. 

Os deputados diziam ter indícios de falhas. Na época, a informação era que os relógios de padrão estariam viciados e as leituras feitas pela concessionária não seriam fiéis. Ainda não há esclarecimento sobre isso. 

Em 2021, houve indicação de o relatório final seria divulgado até novembro, mas a previsão foi suspensa. Esta semana, representantes da Energisa foram convocados a depor. 

O que diz a Energisa?

Por meio de nota, a Energisa afirmou que prestou os esclarecimentos necessários e implementou em sua rotina as indicações feitas durante a CPI.

Confira a íntegra da nota.

“A Energisa afirma que prestou todos os esclarecimentos necessários, assim como implementou já em sua rotina, importantes indicações feitas durante a CPI conduzida pela Assembleia Legislativa, com o apoio de órgãos de fiscalização.

Ficou comprovado que os medidores de consumo de energia fornecidos pela empresa aos clientes são confiáveis, com sistema idôneo e sem qualquer tipo de fraude. Todos os equipamentos são homologados pelo Inmetro e certificados por laboratórios acreditados em todo o país.

Durante o período, a companhia ainda participou de audiências públicas em todas as regiões do estado, buscando entender e ouvir as demandas trazidas pelos moradores e empresários. Além disso, quer manter e aumentar esses encontros, unindo o aprendizado tirado das conversas à adequação técnica necessária para atender bem cada lugar.

A companhia ressalta que está trabalhando intensamente para melhorar a operação assumida em 2014. Já teve progressos, como a forte melhoria de indicadores de qualidade na distribuição de energia. Mas sabe que ainda há muito o que fazer em um estado de gente trabalhadora e empreendedora, que se destaca em todo o país pelo crescimento econômico e social no campo e na cidade.”

(Atualizada às 18h03)

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