Após serem surpreendidos com cancelamento de viagem, atletas de MT embarcam para Manaus

Alunos venceram etapa estadual e contavam com o governo para embarcarem na quarta-feira (19)

Foto: Divulgação

Cerca de 80 atletas mato-grossenses que disputam o Campeonato Brasileiro Estudantil 2018 já estão em Manaus (AM) para a competição. O grupo faz parte de uma delegação de quase 150 alunos que acabou surpreendida com o cancelamento de última hora da viagem para disputarem o torneio, cujas despesas estavam a cargo do Governo do Estado.

Segundo confirmou o secretário-adjunto de Esporte e Lazer (Sael), Franz Corrêa, dos 80 alunos, 65 já estão na capital amazonense, depois de embarcarem nesta madrugada (20) em um avião da Força Aérea Brasileira – e outros 15 estão em trânsito, já no avião. Além desses, ainda aguardam em Cuiabá outros quase 60 atletas, que deverão embarcar em voos às 11h e às 15h desta quinta-feira (20).

Ao LIVRE, o secretário-adjunto disse que, mesmo com o atraso na chegada, todos os alunos foram devidamente inscritos na competição. “Já sabendo da situação, enviei meu superintendente para Manaus na terça-feira para ele ir adiantando a documentação”, informou.

De acordo com Corrêa, porém, o grupo não deverá viajar completo. Isso porque os atletas de Porto Alegre do Norte (1.142 km de Cuiabá) não conseguiram vir à Capital. Ele explicou que a decisão foi do treinador da equipe, que achou arriscado fazer a longa viagem de ônibus e depois ainda perder o voo.

[featured_paragraph]“Tentamos ver os horários na companhia aérea e, mesmo que eles fossem colocados no último voo, eles poderiam não chegar a tempo. Também conversamos pra ver se dava para levar um avião até Barra do Garças e eles embarcarem lá, mas você sabe como são as companhias… é complicado”, pontuou Corrêa.[/featured_paragraph]

Corrêa também disse que não é possível garantir que alguma das equipes não perca algum jogo por não comparecimento, uma vez que o campeonato teve abertura na quarta-feira (19) e segue até domingo (23). “Nós tentamos organizar até isso, ver tudo certinho para que nenhuma equipe fosse prejudicada, mas eu não tenho como garantir”, observou.

Questionado sobre a compra das passagens nesta quarta-feira (19), após a notícia do cancelamento se espalhar pela mídia, ele explicou que a secretaria não está autorizada a fazer a compra dos bilhetes antes do término da etapa estadual, que, segundo ele, teria se encerrado na semana passada. “Não dá para comprar, porque eu não sei quantos atletas vão se classificar”, explicou.

Também disse que a secretaria havia feito um orçamento e que, já no final de semana, o valor das passagens havia extrapolado o permitido. Dessa forma, tiveram que comunicar que não havia como o governo cumprir com o combinado. Ocorreu, porém, que a equipe técnica encontrou passagens mais baratas nesta quarta-feira e, apenas assim, foi possível enviar os alunos.

Uma hora antes…

O grupo de atletas formado por estudantes de diversos municípios mato-grossenses, se preparava para viajar quando, na noite de terça-feira (18), foi surpreendido com a informação de que não poderiam mais disputar o campeonato. A justificativa da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) era de que os valores das passagens tinham extrapolado o orçamento. Dessa forma, o governo não mais iria arcar com os custos.

A mãe de uma das atletas da equipe de handebol, de Sorriso (400 km de Cuiabá), disse ao jornalista Joel Teixeira que o cancelamento da viagem foi comunicado por volta das 21h. “Eu tenho até foto do hotel que nos mandaram, dizendo que seria o local em que as crianças ficariam hospedadas – e de última hora aprontam isso. Não é coisa que se faz”, desabafou.

Em nota, o governo informou ter priorizado outras demandas. A assessoria da Pasta também informou que o cancelamento se deu em cima da hora porque a equipe estava negociando os valores na busca por menores preços.

Veja o vídeo dos atletas no avião:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTributo oficial ao “Rei do Pop” na America Latina retorna a Cuiabá em novembro
Próximo artigoFávaro consegue manter vídeo em que fala de processos de Leitão no STF