Cidades

Após notícias falsas, secretário nega surto de covid-19 em crianças em Mato Grosso

Gilberto Figueiredo disse que informação não tem fundamento e a Sociedade de Pediatria de Mato Grosso reagiu à manobra

1 minuto de leitura
Após notícias falsas, secretário nega surto de covid-19 em crianças em Mato Grosso
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, negou a ocorrência de surto da covid-19 em crianças no estado. Ele disse que o contágio nas faixas etárias abaixo de 15 anos não teve alteração para fora do histórico da doença desde o início da pandemia. 

“Tem muita fake [news] na pandemia, é uma pandemia de tudo, até de fake. São pessoas que estão bastante desocupadas neste momento e têm bastante tempo para inventar essas coisas, para fazer terrorismo”, criticou. 

A informação sobre o suposto surto, publicada em alguns sites de Cuiabá, usou a taxa de ocupação de leitos em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica da rede de combate ao novo coronavírus em Mato Grosso.  

O boletim informativo publicado no fim da tarde dessa terça-feira (26) diz que 11 dos 15 leitos na rede estadual estão ocupados. Porém, em Cuiabá, a Secretaria de Saúde do município informou que, no mesmo dia, haviam cinco pacientes internados e sete vagas disponíveis. 

Reação de pediatras

A publicação da informação falsa gerou reação de pediatras na Capital. A doutora Lenice Bett, membro da Sociedade de Pediatria de Mato Grosso, postou em suas redes sociais um vídeo negando a informação.  

“Recebi mensagem de mães perguntando se as UTIs estão lotadas com criança grave de covid, que só tem dois leitos disponíveis: gente, isso é mentira!”, disse. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes