Cidades

Após dois meses, Cuiabá vacinou só 22% do grupo prioritário

Se ritmo da campanha nacional se mantiver assim, serão necessários seis meses para imunizar só quem corre mais risco

2 minutos de leitura
Após dois meses, Cuiabá vacinou só 22% do grupo prioritário
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Às vésperas de completar dois meses da campanha nacional de vacinação contra covid-19, Cuiabá vacinou somente 22% do grupo prioritário com a primeira dose do imunizante.  

Desde o dia 20 janeiro, 42.804 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 28.922 com a segunda. Os dados são Vacinômetro SUS e foram atualizados até essa quinta-feira (11).  

A Prefeitura de Cuiabá estima que 190 mil pessoas façam parte do grupo de alta prioridade, classificado pelo Ministério da Saúde. Ele cobre profissionais da saúde e idosos. Entre essas pessoas, apenas 15% podem se considerar imunizadas, ou seja, passaram pelas duas fases da vacina. 

É pouco menos da metade daqueles que receberam só a primeira dose. Se o ritmo da campanha se mantiver o mesmo, Cuiabá levará mais seis meses para concluir a imunização – só da primeira dose – somente do grupo prioritário.

O tempo para a segunda dose varia. As duas doses da CoronaVac devem ser aplicadas com intervalo de 15 e 28 dias. A AstraZeneca, depois de 90 dias. 

Essas são drogas recebidas até o momento por Cuiabá.  

Campanha vacilante 

Apesar da entrega de doses pelo Ministério da Saúde ter entrado em uma frequência semanal, a quantidade de vacinas é baixa. Cuiabá, com a maior população em Mato Grosso, tem recebido entre 3 e 6 mil doses a cada remessa, considerando o volume mais baixado e mais alto repassados até o momento. 

LEIA TAMBÉM

Mesmo assim, nesses 60 dias a campanha foi paralisada por falta de vacina e houve remanejamento, quando chegou nova remessa, para cobrir mais de 3,3 mil profissionais da saúde que aguardavam a segunda dose da CoronaVac, com o prazo de aplicação já vencido. 

Hoje, o calendário está disponível para idosos na faixa etária entre 85 e 80 anos. É o terceiro grupo, fora dos profissionais, a começar ser imunizado. Começou, na regressiva, com idosos entre 95 e 90, passou 89 a 86 anos. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes