Brasil

Após ataque, Bolsonaro lidera pesquisa presidencial, mas também é o mais rejeitado

2 minutos de leitura
Após ataque, Bolsonaro lidera pesquisa presidencial, mas também é o mais rejeitado
(Foto: Agência Estado)

A primeira pesquisa do Instituto Datafolha sobre as eleições para Presidência da República sem o x-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e após o atentado a Jair Bolsonaro (PSL), divulgada nesta segunda-feira (10) pela TV Globo e Folha de São Paulo, aponta a liderança Bolsonaro (PSL), com 24%.

Em segundo lugar está Ciro Gomes (PDT), com 13%, seguido de Marina Silva (Rede), com 11%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 10% e Fernando Haddad (PT), com 9%.

Alvaro Dias (Podemos), João Amoêdo (Novo), e Henrique Meirelles (MDB), aparecem empatados com 3%, e Guilherme Boulos (PSOL), Vera (PSTU) e Cabo Daciolo (Patriota), tem 1%. João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram. Branco e nulos somam 15% e não souberam ou não responderam, são 7%.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Rejeição

O Datafolha perguntou ainda em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Jair Bolsonaro também lidera nesse quesito, com 43% de rejeição, seguido por Marina Silva, com 29%, Geraldo Alckmin, com 24%, Fernando Haddad, com 22%, e Ciro Gomes, com 20%.

Cabo Daciolo e Vera aparecem empatados com 19% e Eymael surge com 18%. Boulos e Meirelles tem 17% e João Goulart Filho e Amoêdo, 15%. Alvaro Dias possui 14% de rejeição. Dos entrevistados, 6% disse não saber, 5% rejeita todos/não votaria em nenhum e 2% votaria em qualquer um/não rejeita nenhum.

Lula ficou de fora do levantamento, uma vez que o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou seu pedido de registro de candidatura. Ele está preso após ser condenado a 12 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

Dados da pesquisa

O levantamento tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O instituto ouviu 2.804 eleitores em 197 municípios nesta segunda-feira (10). A pesquisa foi registrada sob o número BR 02376/2018.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes