Após 12 anos, Associação Brasileira de Proteína Animal terá novo presidente

Santin substituirá o ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra, à frente da associação que representa a avicultura e a suinocultura do país

Ricardo Santin foi escolhido para presidir a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), nesta semana, pelo Conselho Diretivo da entidade que representa a avicultura e a suinocultura do país.

Ele substituíra o atual presidente da ABPA, o ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra, a partir de abril de 2020, após 12 anos à frente da associação.

Segundo a assessoria da Associação, a escolha foi por unanimidade e ocorreu após um extenso processo seletivo que contou com 25 candidatos, entre grandes nomes do agronegócio brasileiro.

“Santin acumulou grande experiência como articulador político e institucional do setor produtivo, seja internamente ou nas incontáveis missões internacionais. Ele tem a capacidade técnica e de gestão necessárias para atuar como fio condutor da cadeia produtiva nacional”, analisa o presidente do Conselho Diretivo, Leomar Somensi.

Para Turra, Santin tem competência  e capacidade técnica para assumir o cargo. “Tenho grande confiança no excelente desempenho da gestão de Santin, nesta nova fase da ABPA”, disse.

Carreira

Advogado de formação e mestre em Ciências Políticas, Santin tem uma extensa carreira voltada para o agronegócio nacional.  Foi presidente do Conselho da CEAGESP, e atuou no Banco Nacional de Desenvolvimento Regional (BRDE), na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), juntamente com Turra.

Seu ingresso na avicultura aconteceu em 2007, como assessor especial da Associação Brasileira dos Exportadores de Carne de Frango (ABEF). Foi um dos articuladores para a criação da UBABEF (unindo exportadores e produtores de aves) e da ABPA, com a unificação da avicultura e da suinocultura do País em uma única entidade.

Além dos cargos na ABPA, Santin também é presidente do Conselho do Instituto Ovos Brasil e vice-presidente do Conselho Mundial da Avicultura (IPC, sigla em inglês).

Santin também é membro do Conselho Empresarial do BRICS (CEBRICS), da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB), do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (CEBEU), da Seção Brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Japão, do Conselho Empresarial Brasil-México e do Conselho de Integração Internacional da CNI.

*Com assessoria

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCrise nas Infinitas Terras ganha dois novos teasers
Próximo artigoIdoso de 71 anos é detido por ligar 24 mil vezes para reclamar de operadora de telefonia

O LIVRE ADS