Política

Aplicação do dinheiro público durante pandemia será fiscalizada por força-tarefa

Ação é do Ministério Público de Contas e pretende evitar abusos por parte dos gestores

1 minuto de leitura
Aplicação do dinheiro público durante pandemia será fiscalizada por força-tarefa
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Com objetivo de identificar o uso irregular ou inadequado do dinheiro público durante o período de pandemia, o Ministério Público de Contas criou uma comissão especial para acompanhar e vistoriar as ações de entidades estaduais e municipais.

Segundo o procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, o estado de emergência flexibiliza as medidas de controle e fiscalização. O objetivo do “afrouxamento” é dar mais dinamismo aos processos e efetividade.

“Contudo, ao flexibilizar normas de controle e fiscalização, o momento abre oportunidade para erros e fraudes. Buscaremos evitar que isso ocorra, por meio de monitoramento em tempo real. Nossa equipe estará atenta e analisará cada caso com cautela e qualidade técnica, sob o rigor da lei”, alerta Alencar.

A iniciativa, publicada no Diário Oficial de Contas que circula esta semana, visa realizar um minucioso acompanhamento. O trabalho será feito por uma força-tarefa, que reúne integrantes de todos os gabinetes e da Procuradoria-geral de Contas.

Na prática, o MPC-MT criou uma comissão composta por 14 pessoas, quatro procuradores e dez servidores.

Para o procurador-geral, o objetivo principal é sugerir aprimoramentos aos gestores no sentido de promoverem o atendimento à saúde sem desperdícios de recursos públicos. Também será apurada a responsabilidade dos gestores por eventuais despesas irregulares.

Denúncias

As denúncias sobre o mau uso do dinheiro público podem ser feitas pela Ouvidoria do MPC-MT nos canais digitais disponíveis no portal do MPC na Internet. A identidade dos denunciantes é preservada.

(Com informações da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes