Aplicação do dinheiro público durante pandemia será fiscalizada por força-tarefa

Ação é do Ministério Público de Contas e pretende evitar abusos por parte dos gestores

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Com objetivo de identificar o uso irregular ou inadequado do dinheiro público durante o período de pandemia, o Ministério Público de Contas criou uma comissão especial para acompanhar e vistoriar as ações de entidades estaduais e municipais.

Segundo o procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, o estado de emergência flexibiliza as medidas de controle e fiscalização. O objetivo do “afrouxamento” é dar mais dinamismo aos processos e efetividade.

“Contudo, ao flexibilizar normas de controle e fiscalização, o momento abre oportunidade para erros e fraudes. Buscaremos evitar que isso ocorra, por meio de monitoramento em tempo real. Nossa equipe estará atenta e analisará cada caso com cautela e qualidade técnica, sob o rigor da lei”, alerta Alencar.

A iniciativa, publicada no Diário Oficial de Contas que circula esta semana, visa realizar um minucioso acompanhamento. O trabalho será feito por uma força-tarefa, que reúne integrantes de todos os gabinetes e da Procuradoria-geral de Contas.

Na prática, o MPC-MT criou uma comissão composta por 14 pessoas, quatro procuradores e dez servidores.

Para o procurador-geral, o objetivo principal é sugerir aprimoramentos aos gestores no sentido de promoverem o atendimento à saúde sem desperdícios de recursos públicos. Também será apurada a responsabilidade dos gestores por eventuais despesas irregulares.

Denúncias

As denúncias sobre o mau uso do dinheiro público podem ser feitas pela Ouvidoria do MPC-MT nos canais digitais disponíveis no portal do MPC na Internet. A identidade dos denunciantes é preservada.

(Com informações da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorJovem trabalhador morre soterrado por soja em acidente em silo de grãos
Próximo artigoLadrões fazem buraco em parede de banco, abrem cofre e furtam armas de seguranças

O LIVRE ADS