Cidades

Apesar de temperaturas mais baixas, radiação solar atinge nível extremo em MT

2 minutos de leitura
Apesar de temperaturas mais baixas, radiação solar atinge nível extremo em MT
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

A semana deverá permanecer chuvosa em todo o estado, com pancadas de chuvas mais intensas em pontos isolados. Nesta segunda-feira (26), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu alerta para 94 cidades de Mato Grosso. Além das possibilidades de forte precipitação e alagamento, também chama a atenção a intensidade da radiação solar para esta semana, que atinge nível extremo.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), Cuiabá, que é marcada pelo clima quente, deverá ter temperaturas mais baixas nesta semana, quando a máxima prevista é de 32ºC. Já a mínima é de 24ºC. Leve queda de temperatura pode ser registrada a partir de quinta-feira (29), quando a previsão aponta máxima de 29ºC, e, para sexta-feira, 25ºC.

Ao sul da Capital, no município de Rondonópolis (212 km de Cuiabá), as temperaturas devem ficar entre 21ºC e 32ºC, sendo que na sexta-feira deve haver a queda de temperatura mais brusca. Para esse dia a previsão aponta mínima de 21ºC e máxima de 24ºC.

Já na região norte, em Sinop (500 km de Cuiabá), a semana inicia com temperaturas mais baixas e, em efeito contrário, a quinta e sexta-feira poderão ser os dias mais quentes. A previsão aponta mínimas de 21ºC e máxima de 35ºC.

Pancadas de chuva

De acordo com a previsão, a semana deverá ser chuvosa em todo o estado, sendo que em pontos isolados a chuva poderá ser mais intensa.

Alerta emitido pelo Inpe aponta que em 94 cidades de Mato Grosso, sendo a maioria da região norte e leste, poderá haver chuva intensa e alagamentos. É recomendado que a população esteja atenta às recomendações da Defesa Civil municipal.

Radiação solar

Apesar das temperaturas mais baixas e da previsão de chuva, também fica o alerta para a exposição solar.

Conforme o Cptec, nos próximos dias, a incidência de radiação solar sobre Mato Grosso poderá atingir nível 14, considerado extremo pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Dessa forma, não é aconselhável a exposição solar por tempo superior a 10 minutos. Para este período, recomenda-se que a população faça a ingestão de bastante água, passe hidratante no corpo, utilize chapéus e guarda-sol, além de protetor solar e óculos de sol.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes