Brasil

Apesar da pandemia: PIB do Brasil cresce 7,7% no terceiro trimestre de 2020

Especialista aponta, contudo, que no acumulado do ano várias atividades econômicas ainda enfrentam queda

2 minutos de leitura
Apesar da pandemia: PIB do Brasil cresce 7,7% no terceiro trimestre de 2020
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (3) os números do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e o resultado foi animador para economia do país. De acordo com o instituto, o país teve um crescimento de 7,7% no terceiro trimestre desse ano.

O resultado indicou ainda que a economia do país está no mesmo patamar de 2017, quando o Brasil se recuperava da crise no governo Dilma Roussef. Dessa vez, a causa seria a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de isolamento social – com o fechamento de atividades econômicas – para tentar conter a covid-19.

Para Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, o crescimento ocorreu sobre uma base muito baixa, quando o país estava no auge da pandemia, no segundo trimestre.

“Houve uma recuperação no terceiro, contra o segundo trimestre, mas se olharmos a taxa interanual, a queda é de 3,9% e, no acumulado do ano, ainda estamos caindo, tanto a Indústria quanto os Serviços. A Agropecuária é a única que está crescendo no ano, muito puxada pela soja, que é a nossa maior lavoura”, disse.

Segundo o IBGE, o aumento no PIB foi causado, principalmente, pelo desempenho da Indústria, com destaque para o crescimento de 23,7% no setor de Transformação. Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos também cresceram (8,5%), como a construção (5,6%) e as indústrias extrativas (2,5%).

“Olhando pela ótica produtiva, o destaque foi a Indústria de Transformação, até pelo fato de ter caído bastante no segundo trimestre (-19,1%), com as restrições de funcionamento. A Indústria cresceu como um todo 14,8%, e a de Transformação 23,7%, mas voltamos ao patamar do primeiro trimestre”, concluiu Rebeca.

O aumento no PIB pode significar uma retomada na economia brasileira depois da crise da pandemia e dos efeitos negativos do isolamento social.

(Com informações da Agência Brasil)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes