Apesar da chuva, Pantanal ainda pede socorro; saiba como ser voluntário em Cuiabá

Você pode ajudar doando, ou sendo voluntário sem nem sair de Cuiabá; saiba como!

Arquivo pessoal

Apesar da chuva ter começado a chegar no Pantanal, o fogo ainda consome a maior bacia hidrográfica do planeta. Ao todo, 27% da área do Pantanal já foi consumida pelo fogo.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), as queimadas na região do bioma brasileiro aumentaram 210% neste ano, comparadas ao mesmo período do ano anterior (2019). Aproximadamente 2,2 milhões de hectares já foram queimados no pantanal.

Na madrugada do dia 20 de setembro de 2020, a chuva apareceu, amenizando os focos de calor na região. Mas o fenômeno meteorológico não foi o suficiente. “Ainda há fogo, há seca, há fome”, disse Jenifer Larrea Co, fundadora do grupo de voluntários É o Bicho MT!

(Foto: Cris Fronza/Reprodução)

É o Bicho MT!

Preocupado com os animais da região, o grupo de voluntários “É o Bicho MT!”, criado desde 2015, alerta que a luta pelo meio ambiente ainda não acabou e faz um chamado público a toda sociedade mato-grossense em busca de voluntários para ajudar nesta causa.

O É o Bicho MT! é um grupo formado por protetores, defensores e simpatizantes da causa animal, com objetivo de contribuir para amenizar a situação nas regiões mais afetadas pelas queimadas, incluindo as margens da Estrada Transpantaneira.

Com a destruição ambiental decorrente das queimadas, muitos animais do Pantanal estão em busca de alimentos e a ação do grupo visa socorrer a fauna local sobrevivente, ofertando alimentos e água.

Os alimentos estão sendo arrecadados nos pontos de coleta espalhados na cidade de Cuiabá e são entregues no Posto de Atendimento Emergencial a animais Silvestres (PAEAS), bem como, distribuídos em pontos estratégicos da transpantaneira e região.

A campanha objetiva somente a arrecadação e compra dos alimentos como frutas e verduras, sem nenhum propósito de fins lucrativos ou comerciais.

Quem quiser ajudar com doações pode entrar no link de arrecadação online do grupo É o Bicho MT! clicando AQUI, ou entrar em contato pelo número (65) 99246-3665 e falar com a Rebecca.

Os recursos obtidos são utilizados para a compra de alimentos faltantes da arrecadação, além de gastos com combustíveis, caminhão pipa para distribuição de água, entre outros.

“Precisamos de ajuda, caminhonetes, pessoas, água… E isso até março, quando ainda estaremos pensando em reflorestamento de árvores frutíferas nativas. Venham conosco. Vejo que estamos numa queda de braço entre o poder econômico e o meio ambiente, precisamos encontrar uma solução sustentável e não predatória, senão vão desertificar o Pantanal”, disse o ator Romeu Benedicto, que viveu uma experiência única em uma de suas ações no Pantanal. Veja o vídeo:

Como ser voluntário

O grupo tem conseguido arrecadar frutas para levar para os animais, porém, ainda não há voluntários suficientes para fazer a triagem dessas doações antes delas serem levadas para o Pantanal.

Se você quer ajudar doando seu tempo e trabalho e sendo voluntário, entre em contato pelo número (65) 98416-8751, falar com Elizângela.

A triagem é realizada de segunda à sexta, a partir das 16 horas e até a finalização e a limpeza, na Rua Feliciano Galdino, número 50, Bairro Porto, em Cuiabá.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior“Na ONU denunciei a perseguição aos cristãos”, diz Bolsonaro sobre igrejas queimadas no Chile
Próximo artigoIdoso de 76 anos é denunciado por mostrar órgão sexual para atendente em laboratório