Cidades

Apae se adapta às atividades em casa e famílias descobrem novos vínculos em MT

Atividades à distância foram um desafio, mas também uma grata surpresa. E presidente garante: estão no caminho certo

2 minutos de leitura
Apae se adapta às atividades em casa e famílias descobrem novos vínculos em MT
(Foto: Divulgação)

Apesar da pandemia de coronavírus e do isolamento social necessário para contê-la, os atendimentos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) não foram interrompidos. Para dar continuidade ao ensino, a palavra de ordem é adaptação.

Mesmo com os desafios, as aulas têm sido à distância. Uma experiência nova para quem trabalha na Associação, mas “principalmente para os pais, que acreditavam não ter condições de ajudar os filhos“.

É o que conta Doracy Nonato, presidente da Federação das Apaes de Mato Grosso.

A manutenção das atividades tem sido feita de acordo com a disponibilidade: quando possível, as tarefas e exercícios são entregues nas casas dos alunos. Já quem pode, vai buscá-las pessoalmente, na unidade que frequentava.

Ao todo, cerca de 5 mil alunos são matriculados nas Apaes de Mato Grosso.

“E esse alunos têm direito ao ensino, mesmo que à distância, como tem sido feito”, Doracy destaca. Segundo ela, uma mudança que proporcionou, ao mesmo tempo, novos desafio e muitas surpresas. A maior parte delas, positivas.

“Estamos caminhando e no caminho certo”, ela sustenta.

Além das tarefas e atividades, os alunos e pais são monitorados pela instituição, que se atenta para as necessidades individuais de cada um, garantindo o atendimento adequado.

Retorno das atividades e apoio

A volta também deve ser cheia de desafios. “Nossos alunos são muito carinhosos e gostam do toque. Não sabemos como eles vão lidar com o distanciamento, por exemplo”, explica Doracy.

A Apae sempre conta com o apoio das comunidades em que estão inseridas. Durante a pandemia, não é diferente. E a ajuda nesse momento é sempre bem-vinda.

“Cada unidade faz as ações para arrecadação. Nos próximos dias, um festival de pizza vai ser feito em Araputanga. Outra unidade vai fazer uma feijoada. Comprar já é uma grande ajuda”, ela conta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes