Mato Grosso

Anvisa libera uso emergencial da Sputnik V, mas MT pode ficar de fora

Importação foi liberada em caráter excepcional para seis Estados em quantidade de até 1% da população

1 minuto de leitura
Anvisa libera uso emergencial da Sputnik V, mas MT pode ficar de fora
(oto: Reprodução/Facebook/Embaixada da Rússia no Brasil)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial das vacinas Sputnik V e Covaxin. Os imunizantes, antes vetados, foram liberados em 9ª reunião extraordinária nessa sexta-feira (4). 

Mas, a autorização não destrava imediatamente a importação das 1,2 milhão de doses da Sputnik V negociadas por Mato Grosso.  

A vacina russa foi liberada em caráter excepcional, com a importação em quantidades específicas dos Estados que requerem o uso via consórcios.  

As condições colocadas pela Agência são: importação somente de vacinas das fábricas inspecionadas pela Anvisa na Rússia (Generium e Pharmstandard UfaVita); obrigação de análise lote a lote que comprove ausência de vírus replicantes e outras características de qualidade; notificação de eventos adversos graves em até 24 horas. 

Foi autorizada a importação de quantidade de 1% da população para Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí. 

Mato Grosso faz parte do Consórcio Nordeste composto por 17 Estados, que compraram 66 milhões de doses. A negociação de 1,2 milhão de doses foi anunciada pelo governo estadual no fim de março.

LEIA TAMBÉM

Covaxin 

O imunizante indiano também foi autorizado sob condições especiais. Foi definida a quantidade de 4 milhões de doses. A Anisa disse que houve “melhorias” feitas na linha de fabricação da Bharat Biotech. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes