Na próxima semana, técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estarão em Rondonópolis para emitir a Ordem de Serviço de início das obras de duplicação da BR 163/364, na altura do Posto Trevão. A intervenção tem como objetivo garantir a segurança dos usuários que trafegam pelo perímetro urbano da cidade.
A obra prevê a duplicação da BR-163/364 no trecho da travessia urbana de Rondonópolis, entre o córrego Lourencinho e o Posto Trevão, com extensão de 3 km, sentido Campo Grande (MS). E ainda a duplicação da ponte Lourencinho, com iluminação, desfazendo o traçado atual que remete a um ‘funil’.
Prefeitura
De acordo com o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, o projeto original requer adições como a construção de uma travessia, pista para pedestres, iluminação e outros equipamentos que possibilitem que as obras façam de fato diferença para região.
“A busca por saídas tem de ser compartilhada e feita em unidade. Em todo projeto, é preciso respeitar o ponto de vista que quem vive a cidade, incluindo o cidadão, que é quem vai fazer uso do projeto”, disse.
Senado
Eleito pela região, o senador e candidato ao governo Wellington Fagundes (PR) defende que haj recurso da União, do Estado e da iniciativa privada. Às prefeituras caberia apenas fiscalizar. “Só assim podemos evitar erros. Rondonópolis, por exemplo, foi sede do maior investimento ferroviário da América Latina ao receber o terminal da Ferrovia Vicente Vuolo. Apesar da injeção de recursos no projeto, a falta de discussão e de decisões em conjunto deixou um lastro de danos ambientais, e essa desconexão não pode mais fazer parte das obras públicas que visam a melhoria coletiva”.
As obras na travessia urbana de Rondonópolis estão sendo beneficiadas pela liberação de recursos do Ministério dos Transportes e com o apoio da Bancada Federal de Mato Grosso.