Principal

Antonio Joaquim recorre para voltar ao TCE e tirar processo do STF

2 minutos de leitura
Antonio Joaquim recorre para voltar ao TCE e tirar processo do STF

Ednilson Aguiar/O Livre

Conselheiro Antonio Joaquim

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro Antonio Joaquim, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a decisão que o afastou do cargo na última quinta-feira (14). Ele pede para retornar ao cargo e recuperar os itens que foram apreendidos pela Polícia Federal na Operação Malebolge. Pede, ainda, que o processo seja enviado para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde os conselheiros têm foro.

Na decisão de quinta-feira, o ministro Luiz Fux, do STF, afastou Antonio Joaquim e outros quatro conselheiros (Valter Albano, Waldir Teis, José Carlos Novelli e Sérgio Ricardo, que já estava afastado pela Justiça). Eles foram citados na delação do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) como beneficiários de R$ 53 milhões em propina destinada a liberar obras do programa de pavimentação do MT Integrado.

No recurso, um agravo regimental, a defesa do conselheiro afirma que, desde junho, já existe uma investigação sobre o caso no STJ, e que não há qualquer conexão com o processo que tramita no STF. Desse modo, segundo a defesa, não há razão para que o processo continue tramitando no STF.

Os advogados alegam ainda que o conselheiro não foi chamado para prestar depoimento ou apresentar esclarecimentos em nenhum dos dois inquéritos (no STF e no STJ) antes da operação. A defesa argumenta, ainda, que a prisão foi decretada “apenas e tão somente com base em depoimentos prestados por delatores, sem sequer haver a confirmação das informações fornecidas por outros meios de prova”.

A defesa afirma que o afastamento do cargo com base em delação “é absolutamente descabido”. Cita, ainda, que os “colaboradores premiados e que apenas mencionam o seu nome por ele ter sido, supostamente, citado por terceiros quando do pedido de vantagens financeiras indevidas”. Os advogados negam, ainda, que ele tenha recebido propina.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes