Principal

Antonio Joaquim anuncia pré-candidatura e sai do TCE atacando o governo Taques

2 minutos de leitura
Antonio Joaquim anuncia pré-candidatura e sai do TCE atacando o governo Taques

Ednilson Aguiar/ O LIVRE

Antonio Joaquim

Antonio Joaquim: afastado do TCE, ele antecipou a aposentadoria e anunciou a pré-candidatura ao governo

O ex-conselheiro Antonio Joaquim anunciou sua pré-candidatura ao governo nas próximas eleições tecendo duras críticas ao atual governador, Pedro Taques (PSDB). Afastado do cargo desde 15 de setembro e prestes a se aposentar, o conselheiro disse que agora se sente livre para opinar sobre os governos.

“O atual governo é um fracasso ético e administrativo”, afirmou. Ele deu dois exemplos que considerou mais significativos do que considerou um fracasso ético: “Alan Malouf disse que estava lá participando de corrupção para recuperar R$ 12 milhões que ele colocou na campanha no caixa dois”, disse, referindo-se ao esquema de corrupção nas obras de escolas desmantelado na operação Rêmora.

“O segundo exemplo são os grampos. Uma violência contra a democracia. Uma corrupção contra a democracia. É igual ou pior que corrupção de dinheiro. Invade a vida das pessoas. É gravíssimo”, disse.

No campo da gestão, o conselheiro listou alguns pontos do governo que, segundo ele, fracassaram na gestão Taques: a saúde, a obra paralisada do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o estouro do gasto com pessoal, a evasão fiscal, os atrasos nos repasses do ICMS aos municípios, a agricultura familiar e a mineração. “Há também gastos exorbitantes com coisas simbólicas, como a despesa de R$ 10 milhões com jatinho entre janeiro e julho deste ano”, disse. 

“Não vou fulanizar. Estou fazendo uma crítica de governo”, afirmou, ao final. O ex-conselheiro informou que vai se filiar ao PTB em novembro, depois da publicação da sua aposentadoria. Ele deve assumir a presidência estadual da sigla, no lugar do ex-prefeito de Cuiabá Chico Galindo.

Antonio Joaquim estava afastado do Tribunal de Contas por conta de uma decisão do Supremo Tribunal Federal. Ele foi alvo da Operação Malebolge, deflagrada para investigar denúncias de esquema de corrupção durante o governo de Silval Barbosa (PMDB).

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes