A Propósito

Anonimato prejudicado

2 minutos de leitura
Anonimato prejudicado
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Três denúncias contra o ex-bicheiro João Arcanjo foram protocoladas no Fórum de Cuiabá. Elas, teoricamente, seriam anônimas, uma vez que o denunciante não colocou o nome em nenhuma delas, apesar de ter rubricado os documentos.

As denúncias resultaram em uma audiência de justificação, realizada, nesta quinta-feira (02), na Segunda Vara Criminal de Cuiabá. A suspeita é de que Arcanjo, condenado a 19 anos pelo assassinato do jornalista Sávio Brandão, teria, entre outras coisas, voltado a administrar pontos de jogos de azar.

Ocorre que o advogado do ex-bicheiro, Zaid Arbid, solicitou que fosse revelada a identidade de quem protocolou as denúncias. O promotor de Justiça Rubens Alves de Paula endossou o pedido, solicitando então que as imagens em vídeo fossem apresentadas. “Com a finalidade de ser ouvido neste juízo, para prestar melhores esclarecimentos”, fez constar nos autos.

O juiz Geraldo Fidélis, da 2ª Vara Criminal, acatou a solicitação da defesa e do Ministério Público Estadual. O magistrado, também por meio dos autos, determinou que o setor de protocolo identifique, por meio de imagens, quem formalizou a denúncia.

Questionado pela imprensa, Zaid disse que não entende a medida, de querer saber quem acusou seu cliente, como imprópria ou forma de intimidar outras denúncias. “Não vejo nada de anônimo. A denúncia anônima é inibida e proibida constitucionalmente. Se pegar a Constituição é possível ver que a denúncia tem que ter cabeça, tronco e membro”, disse se referindo que deveria ter fundamentos.

O advogado, contudo, reforçou que João Arcanjo não se valerá da identificação da autoria do denunciante para se fugir da apuração dos fatos. “Ele é a pessoa mais interessada em que os fatos sejam apurados e a verdade seja estabelecida”.

Quanto ao fato de o cliente cogitar em processar a pessoa que o acusou, Zaid disse que o Poder Judiciário é quem se encarregaria da questão. As denúncias foram registradas nos dias 26 e 28 de junho e 16 de julho deste ano.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes