Ano novo, vida nova: listamos 5 resoluções para você fazer 2021 ser melhor

Esperar um ano mais leve e agradável que 2020 é fácil. Fazer um ano melhor que esse passou também pode ser

(Ilustrativa: Pixabay)

2020 chegou ao fim e as expectativas para o próximo ano são altíssimas, principalmente, culpa da pandemia. Então a pergunta inevitável é: o que 2021 nos reserva? Ou o certo seria: o que nós vamos fazer de 2021?

Se você ainda não tem uma lista de metas e resoluções para o que se inicia, o LIVRE reuniu cinco mudanças de hábitos simples, que podem ajudar a construir um 2021 muito melhor.

1. Evite o uso de sacolas plásticas

As famosas ecobags são a alternativa ideal e ecológica para as convencionais sacolas plásticas, que prejudicam o meio ambiente e demoram de 100 a 400 anos para se decompor.

Práticas e fáceis de levar, as ecobags podem ser reutilizadas várias vezes, costumam ser  produzidas com materiais sustentáveis ou algodão. De quebra, costumam ser muito bonitas.

Outras opção são tradicionais caixas de papelão que os mercados fornecem gratuitamente.

2. Prepare listas de compras

As listas são ótimos guias reguladores para você manter o foco na hora das compras. A dica é fazê-la em casa, anotando realmente apenas as necessidades e segui-la à risca. Isso evita o consumo por impulso e, muitas vezes, desnecessário.

Vale para qualquer tipo de compra, não só as de alimentos. Quando você traça, mais ou menos, seu cardápio dos próximos dias, compra somente aquilo que vai precisar. Ou seja, nada mais de alimentos estragados na geladeira.

E seu bolso também agradece!

3. Consertar antes de trocar

Eletrodomésticos quebrados? Ele é fundamental para o seu dia a dia? Antes de torná-lo resíduo, estude as possibilidades de atualização ou reparo do produto. Além de, muitas vezes, sair mais barato do que comprar um novo, você deixa de gerar lixo no planeta.

A indústria trabalha com atualizações constantes para que aquilo que você tem se torne “antigo” em muito pouco tempo. Driblar esse ritmo é fundamental para o consumo consciente.

4. Separe o lixo reciclável

Não existe “jogar fora” do planeta. Então, fazer a separação do lixo orgânico e do lixo reciclável é extremamente importante.

Além disso, quando você faz a separação correta do lixo reciclável aumenta a chance de esse material se tornar renda para muitas famílias. A maior parte do lixo reciclável hoje é separado e reaproveitados por cooperativas.

5. Dê o exemplo e inspire outras pessoas

Às vezes, uma vida mais sustentável pode parecer algo distante e difícil. Por isso, é muito importante dar o exemplo e mostrar que pequenos hábitos podem contribuir muito para o meio ambiente.

Seja a mudança que você quer ver no mundo!

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRetrospectiva 2020: listamos as 10 vezes em que o VLT nos fez de trouxa
Próximo artigoSeguros para gastar? Vendas no crediário aumentam em Cuiabá