Ano novo, vida nova: confira tatuagens com temáticas que inspiram recomeços

Cobras, ramos de oliveira, fênix e borboletas são boas pedidas para entrar no clima do novo ano

Marcar a pele com arte é, para muitos, uma forma de eternizar ciclos e se empoderar do próprio corpo dando-lhe novas formas e/ou significados. A chegada de um novo ano inspira mudança – uma boa oportunidade, portanto, de se riscar. Pensando nisso, o LIVRE deu um giro pelo Pinterest e reuniu algumas tatuagens com temática de renovação, transformação e resiliência para inspirar novatos ou entusiastas da arte na pele na virada para 2019. Cobras, ramos de oliveira, fênix, borboletas e caveiras, entre outros, são alguns desenhos que representam o movimento de recomeço.

Cobras

A cobra (ou serpente), animal mitológico em diversas culturas no mundo, é um dos mais comuns símbolos de renascimento e renovação, bastante ligados à constante troca de pele. Das opções mais versáteis para tatuar, o desenho da cobra é adaptável a diversos locais do corpo, podendo ter diferentes tamanhos e ganhar ornamentos florais.

E quem acha que a cobra possui uma estética dark e só é feita no estilo blackwork (só preto), talvez mude de ideia ao conhecer as artes de Zihee, uma tatuadora da Coreia do Sul que não economiza na cor ao representar o animal, geralmente considerado “sombrio”, com seus traços fortes e aquarelas:

Ramo de oliveiras

Resistente, a oliveira cresce e frutifica mesmo em solos com pouca água. Mesmo que se queime ou corte uma oliveira, ela é capaz de brotar novamente de suas raízes. Na bíblia, o ramo de oliveira é levado a Noé por uma pomba ao som do dilúvio, sendo assim, associado a crenças religiosas, utilizado em rituais de benção.

Cada vez mais procuradas nos estúdios de tatuagem, os ramo de oliveira ganham detalhes e locais do corpo pela criatividade de profissionais da arte na pele.

Fênix

A Fênix é um pássaro da mitologia grega capaz de ressurgir das cinzas após morrer e entrar em combustão. Diz o mito que suas lágrimas são mágicas e curativas e sua força física e sabedoria excedem o entendimento humano, simbolizando, assim, o poder da resiliência. A beleza e magia em torno do animal ganham potência na pele sob diferentes cores e traçados:

Árvore da vida

Com raízes e troncos fortes, que sustentam a construção de folhas, flores e frutos, a árvore por si só representa fonte de vida e renascimento. O desenho da “árvore da vida”, por sua vez, adiciona outro conceito: a ligação entre céu e terra, vida e morte. Suas folhas crescem para cima, enquanto seu tronco e raízes de conectam com a terra.

A diversidade de formas da árvore possibilita a expressão de diferentes estilos, cores e técnicas da tatuagem. São desenhos geralmente tatuados nos pés ou nas costas.

Outras

A borboleta simboliza transformação, beleza e renovação. O dente-de-leão, por vez, remete à esperança e liberdade. A caveira, tradicionalmente celebrada no Dia dos Mortos do México, pode significar o contrário: renovação e vida. Assim como nas celebrações mexicanas, na arte na pele os crânios podem ser decorados com cores e flores.

Conceitos que inspiram a chegada de um novo ciclo e desenhos que enchem os olhos:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAgredida e ameaçada de morte, mulher imobiliza o ex até a chegada da PM
Próximo artigoNa manhã de Natal, jovem bate carro em muro e veículo pega fogo; veja fotos e vídeo