Ano novo, carreira nova? Dicas para trocar de profissão em 2020

Como saber se é a escolha certa a se fazer e como se preparar para vencer os obstáculos?

Trocar de carreira é um passo muito grande e exige um planejamento antes de agir (Foto: Pixabay)

Com a chegada de um novo ano é natural que as pessoas reflitam sobre o que deu certo e o que não deu certo nos últimos meses. Nesse momento, muitas pessoas procuram se reinventar e trocar de carreira profissional. Essa decisão é cada vez mais comum, principalmente entre as pessoas que já tem uma carreira consolidada no mercado.

Trocar de carreira é um passo muito grande e exige um planejamento antes de agir. É preciso analisar os desafios de uma nova profissão e a sua inserção no mercado. Será que as experiências anteriores não valem de nada? Como saber se é a escolha certa a se fazer? Como se preparar para vencer os obstáculos? Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar a refletir sobre como conquistar uma carreira nova de forma mais assertiva.

Reflita sobre sua motivação para a mudança

Renovar as energias faz parte de um novo ciclo, mas é importante entender sua verdadeira motivação para trocar de profissão. Muitas pessoas podem confundir com o desejo de mudar de empresa ou explorar outras oportunidades dentro do setor em que atua. Lembre-se do porquê você escolheu estar aonde está hoje, os caminhos que passou e as dificuldades que venceu.

O importante é ter certeza de que já explorou todas as opções no seu mercado para não se arrepender depois. Um teste vocacional pode ajudar nessa etapa de reencontro ou apenas para confirmar aquela certeza de que você já tem.

Lembre-se que tudo na vida é um ciclo, se você realmente sente que o seu encerrou na profissão em que atua, é fundamental enxergar com clareza o caminho pelo qual deseja seguir.

Estude o mercado em que deseja atuar

Depois de decidir o caminho a seguir, é hora de estudar e conhecer o mercado em que deseja atuar. Procure informações para entender como está a economia e as oportunidades do momento. Isso é fundamental para não se frustrar com as dificuldades que podem surgir.

Nessa etapa também é importante para alinhar as suas expectativas financeiras com a realidade do mercado. O que um iniciante recebe como salário é diferente de um profissional mais experiente.

Peça orientação para os profissionais da área

Converse com os profissionais da área e, se possível, procure um mentor para te orientar nessa nova jornada. Uma pessoa que atua no ramo tem uma visão mais realista de como se comportar no mercado, além de compartilhar suas dificuldades e indicar o melhor caminho para quem é iniciante.

Outra vantagem de conversar com um profissional é que ele indicará os cursos mais importantes no momento. Em muitas áreas existe a escassez de certos profissionais e, se for o caso, começar sua especialização por esse caminho pode ser a porta de entrada.

Esse contato também reforça a questão do networking, que é cada vez mais importante em qualquer área profissional. Bons relacionamentos podem abrir portas para boas oportunidades.

Pesquise cursos para potencializar suas qualificações

Nessa nova jornada a qualificação é fundamental. Organize-se para estudar, buscar novas informações e principalmente atualizar-se sobre a nova área. Para quem aposta na graduação, existem opções em EAD que se encaixam em uma rotina mais agitada, mas antes de apostar em um curso online procure entender se esse é realmente o seu perfil.

Investir em uma nova especialização não precisa pesar no bolso. Hoje é possível encontrar sites que disponibilizam descontos em bolsas de estudos, como a Catho Educação, com opções para a graduação, pós-graduação e idiomas, tanto em cursos presenciais como EAD. Por isso, vale a pena pesquisar por preços também.

Planeje-se para uma mudança de médio a longo prazo

Todo começo pode ser difícil e quando envolve uma mudança na vida profissional é importante entender que o retorno financeiro pode demorar um pouco. Por isso, é recomendado ter um planejamento de médio a longo prazo, ou seja, ter uma reserva financeira pode ajudar no suporte para esse primeiro momento. Tanto para evitar imprevistos financeiros como para alinhar suas expectativas de crescimento.

Também faz parte do planejamento entender as etapas para o seu crescimento. Veja os degraus que terá que subir, os obstáculos que terá que vencer e tente fazer uma projeção de quanto tempo você levará para chegar até lá. Além disso, analise também o seu esforço, investimento de tempo e dinheiro e todas as oportunidades que podem surgir.

Outro ponto importante é que ao optar por uma nova formação, você terá que se adaptar à uma nova rotina. Prepare-se para conciliar trabalho e estudos e esteja disposto a começar do zero em uma nova carreira, o que nos leva ao próximo passo.

Não tenha medo de começar do zero

Você precisa começar de algum lugar e ao escolher uma nova área terá que começar do início. Não importa a sua idade, não sinta insegurança em trabalhar com pessoas mais novas, pois o que você é hoje é consequência de tudo o que você já viveu, mas esteja pronto para aprender com outras pessoas. Nenhuma experiência anterior é perdida.

No início, você pode não ter “ainda” o conhecimento técnico necessário, mas pode ter desenvolvido outras habilidades ao decorrer da sua carreira que acrescentará muito nessa nova jornada. Por exemplo, você pode ser muito bom ou muito boa em gestão de pessoas, no trabalho em equipe, pode ter a habilidade de resolver rapidamente os problemas, entre outros skills que fazem a diferença em uma organização.

Dito isso, toda mudança consciente e planejada dificilmente trará frustrações. O importante é que você esteja sempre disposto a correr atrás dos seus objetivos. Seja para a satisfação pessoal, ganhar mais dinheiro ou simplesmente apostar em um outro desafio. A motivação faz parte do sucesso e o planejamento nos mantém na direção certa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior13 dias sem notícias: família procura criança que saiu de casa e desapareceu
Próximo artigoPapa pede que famílias recolham celulares e conversem nas refeições

O LIVRE ADS