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Anistia beneficiou mais de três mil motoristas infratores em Cuiabá

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Anistia beneficiou mais de três mil motoristas infratores em Cuiabá

Ednilson Aguiar/O Livre

Faixas exclusivas de ônibus

Monitoramento por câmeras iria começar a multar infratores em março. Prefeitura adiou operação por 120 dias

Nos primeiros dois meses de fiscalização pela central de monitoramento da prefeitura, mais de três mil motoristas de carros particulares foram flagrados a trafegar irregularmente pelas faixas exclusivas de ônibus de Cuiabá. A infração, que é classificada como gravíssima, renderia multa de R$ 293,00 a cada condutor, além de 7 pontos na carteira. Mas, em vez de um boleto para pagamento, o que cada um recebeu em casa foi uma carta contendo o registro eletrônico da ocorrência e uma “mensagem educativa”.

“Mesmo sendo passível de ser punida com multa, [a ocorrência] não será convertida em penalidade e a pontuação não constará no prontuário do Infrator”, diz o texto do comunicado padrão.

O plano inicial não era este. Três dias antes de entrar em vigor, em 6 de março passado, uma nota da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) anunciou uma operação de fiscalização permanente e regular -com multas, se necessário.

“As frotas de ônibus têm enfrentado dificuldades para cumprir seus respectivos itinerários com celeridade. Com outros automóveis utilizando o espaço reservado para os usuários do transporte público, as viagens têm se tornado mais longas”, disse, à ocasião, o secretário Antenor Figueiredo.

Semob

multa educativa 2

 

A reação negativa nas redes sociais, em especial em grupos de WhatsApp, levou o prefeito Emanuel Pinheiro a suspender o início da fiscalização “punitiva” e anunciar, por meio de uma postagem em sua conta no Facebook, uma etapa “educativa” de 120 dias.

“Vamos promover uma ampla campanha educativa, de informação, orientação, conscientização, divulgação da faixa exclusiva para ônibus e também monitorar o comportamento dos condutores”, justificou o prefeito, no comunicado.

Setenta e cinco dias depois, porém, poucos sinais dessa campanha podem ser vistos ao longo das faixas exclusivas implantadas nas avendidas Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Prainha e Rubens de Mendonça.

Procurado pelo LIVRE, o titular da Semob reconheceu que a divulgação tem sido “discreta”, mas argumentou que seus resultados são “vistos na prática”. “A política de mandar o registro das infrações a cada motorista tem sido muito eficaz”, avalia.

De acordo com a Semob, houve queda no número de infrações registradas no período da anistia: foram 2.462 em março e 853 em abril. “Os números demonstram que o motorista cuiabano recebeu e entendeu o recado”, afirma.

Sinalização
O sistema de ônibus de Cuiabá opera com uma média de 70 passageiros por veículo e transporta cerca de cinco milhões de passageiros a cada mês. Um levantamento realizado pela Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU), que representa as concessionárias do serviço, indicou que as faixas exclusivas reduziram as viagens em até sete minutos, em média.

A entidade, por meio de sua assessoria de imprensa, evitou avaliar a execução da “campanha educativa” conduzida pela prefeitura, mas se queixou da sinalização insuficiente e cobrou a implantação de mais corredores pela cidade.

De acordo com Antenor Figueiredo, da Semob, a iniciativa deverá ganhar mais visibilidade a partir de junho, em seu último mês. No dia 7 de julho, assegura, não haverá mais perdão aos infratores.

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