“Ameaça” contra Abílio resulta em pedido de cassação de Toninho de Souza

A frase “o medo ajuda a preservar vida” foi interpretada como uma ameaça por vereadores da oposição

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

A cassação do vereador por Cuiabá Abílio Júnior (PSC) foi concluída, mas não “sacramentada”. Nesta quinta-feira (12), o também vereador Diego Guimarães (PP) protocolou uma representação contra o colega Toninho de Souza (PSD) junto à Comissão de Ética da Câmara.

Diego pede a cassação de Toninho por ter “ameaçado” Abílio durante a sessão que decidiu pela perda de mandato.

Segundo Diego, enquanto discursava em plenário, Toninho olhou diretamente para Abílio e disse: “o medo ajuda a preservar vida!”.

Diego Guimarães é autor da representação contra Toninho de Souza e compõe o grupo de oposição ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) na Câmara de Cuiabá (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

No documento, Diego ainda enfatizou que, além da quebra de decoro, Toninho teria cometido um crime no plenário da Câmara, tendo em vista que ameaça está tipificada no Código Penal brasileiro.

Abílio Júnior chegou a registrar boletim de ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia de Cuiabá, por ter se sentido ameaçado.

LEIA TAMBÉM

Outro fato argumentado por Diego foi o de que Toninho teria chamado Abílio de “perebento”.

O ex-vereador tem a doença psoríase – que pode se apresentar como uma descamação da pele.

Além do termo pejorativo, Toninho também teria dito que Abílio tinha “demônios no corpo”.

“Ou seja, claramente houve ofensa grave por parte do denunciado contra o vereador Abílio Júnior, razão pela qual esta comissão deve opinar pela cassação do mandato do vereador Toninho de Souza por quebra de decoro parlamentar”, diz trecho da representação.

Ofensas a pessoas com câncer

A lista de atos incompatíveis com o cargo de vereador cometidos por Toninho de Souza – na avaliação de Diego Guimarães – não acaba por aí.

O vereador citou uma terceira situação: disse que, em plenário, Toninho afirmou que “Deus condena o que senhor (Abílio Júnior) traz dentro do coração, a raiva. Eu conheço uma pessoa que de tanta maldade teve um câncer de fígado”.

“No caso em questão, verifica-se claramente o preconceito do vereador para com os doentes e seu descontrole em proferir ameaças em plenário, acreditando que a imunidade parlamentar abrange os atos ilícitos e abusivos praticados pelo vereador”, escreveu Diego na representação.

Toninho e Abílio se enfrentaram diversas vezes durante as sessões na Câmara (Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Pedido de afastamento

Por ser presidente da Comissão de Ética e Decoro da Câmara de Cuiabá, Toninho de Souza não poderá apreciar a representação contra ele mesmo.

Por essa razão, Diego pediu que o vereador seja afastado da função e que o pedido seja apreciado pelo vice-presidente, o vereador Vinicyus Hugueney.

O que diz Toninho?

O vereador Toninho de Souza afirmou em entrevista à imprensa na manhã desta quinta-feira, que esta não é a primeira representação contra ele na Câmara. No ano passado, já houve outra manifestação desta natureza.

“Eu fui analisado pela Comissão de Ética e fui absolvido. E essa é mais uma oportunidade – quem não deve não teme – de eu ser investigado e reforçar o que muita gente sabe: eu não tenho envolvimento com nada e nunca fiz nada de errado dentro do Parlamento”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

8 COMENTÁRIOS

  1. Jamais Toninho será cassado, em todas esses casos que aconteceram ele se desculpou e inclusive em um caso desses o Abílio chega a gravar um vídeo desculpando um ao outro. A turminha do Abilinho está só o desespero, vão trabalhar que é Diego e companhia.

  2. Esse Diego e a turma da luluzinha são uns patetas, querem legislar com palhaçada e ofensas, ai os mesmo podem proferir as palavras, mais quando são para eles, fica ofendidos e abismados.

  3. Tem que sair o quanto antes, e a populacao de cuiaba da o retorno merecido nas urnas a todos esses vereadores e prefeito currupto.
    E uma vergonha discarado o vídeo q mostra o prefeito recebendo dinheiro e nao acontece nada…..vamos unir contra esses mal carater que nao faz nada pra populacao, so enche o bolso deles.

  4. A todos os políticos só cabe 1 julgamento , o das URNAS esse sim é a verdadeira vingança a todos os políticos que todos os eleitores tem mãos, cabe apenas apertar 1 botão.
    Emanuel..
    Tôninho…
    Wilson ..
    Carlos Bezerra
    E muitos outros serão eleitos ou reeleitos aguardem e verás o Qto o povo de MT é inteligente !!!

  5. O cara é flagrado colocando dinheiro de propina no paletó e o povo idiotizado acha normal, os vereadores acham normal….uma cidade assim n tem como ir pra frente….tem q fazer um limpa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTom Hanks e Rita Wilson testam positivo para o novo coronavírus
Próximo artigoTrailer do novo filme da Pixar, Soul, mostra uma aventura no pós-vida