Cidades

Alunos recriam julgamento histórico de Cuiabá e debatem temáticas sobre espaços urbanos

2 minutos de leitura
Alunos recriam julgamento histórico de Cuiabá e debatem temáticas sobre espaços urbanos
Evento aborda várias temáticas, como mobilidade urbana, inclusão social, espaços públicos e privados, a exemplo (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Refletir sobre a história da cidade e a ocupação dos espaços urbanos na contemporaneidade são propostas da Jornada Multicultural da Faculdade Faipe, que ocorre nesta quinta e sexta-feira, na sede no Jardim Cuiabá.

A professora Doutora, Ana Paula Sant´Ana organiza a edição 2018 do evento acadêmico. “Os conceitos aprendidos em sala de aula são vivenciados na prática nesta série de atividades que ocorre anualmente. A partir de pesquisa, os alunos materializam o conhecimento científico, aproximando o conteúdo repassado em sala de aula, da sua realidade”, ressalta.

Segundo ela, vários temas são abordados. “Há inúmeros recortes, como mobilidade urbana, inclusão social, igualdade de gênero, tecnologia e espaços públicos e privados, a exemplo”, aponta. A atividade é resultado dos esforços de alunos dos cursos de Administração, Direito e Ciências Contábeis, mas os alunos de outros cursos também se envolvem como espectadores.

Nesta quinta-feira (22), às 19h, os alunos vão se lançar em uma experiência inusitada ao fundir conhecimentos sobre história, política, justiça e artes cênicas.  A proposta é recriar um histórico julgamento realizado em Cuiabá, no século XIX. Sob coordenação do professor Gustavo Nahsan, o Tribunal de Justiça Cultural da Faipe vai recriar esse importante acontecimento com a presença de dois julgadores especiais: os professores doutores em história, Fernando Tadeu e Elizabeth Madureira. Ambos, são membros da Academia Mato-Grossense de Letras.

Já no dia seguinte, às 19h, haverá apresentação de uma série de painéis que debatem temas relativos à temática Espaços Urbanos em Cuiabá – Acessibilidade e Democracia. A ação é coordenada pelo gerente de projetos, Givaldo Dias Campos.

E como encerramento da jornada, na sequência haverá a palestra Direitos Humanos e Contra-Hegemonia, com o professor Doutor Saulo Tarso Rodrigues, da UFMT.

A Faipe fica na avenida dos Girassóis, 86, bairro Jardim Cuiabá.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes