Alunos recriam julgamento histórico de Cuiabá e debatem temáticas sobre espaços urbanos

Jornada Cultural da Faipe promove imersão pela história e contemporaneidade de Cuiabá

Evento aborda várias temáticas, como mobilidade urbana, inclusão social, espaços públicos e privados, a exemplo (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Refletir sobre a história da cidade e a ocupação dos espaços urbanos na contemporaneidade são propostas da Jornada Multicultural da Faculdade Faipe, que ocorre nesta quinta e sexta-feira, na sede no Jardim Cuiabá.

A professora Doutora, Ana Paula Sant´Ana organiza a edição 2018 do evento acadêmico. “Os conceitos aprendidos em sala de aula são vivenciados na prática nesta série de atividades que ocorre anualmente. A partir de pesquisa, os alunos materializam o conhecimento científico, aproximando o conteúdo repassado em sala de aula, da sua realidade”, ressalta.

Segundo ela, vários temas são abordados. “Há inúmeros recortes, como mobilidade urbana, inclusão social, igualdade de gênero, tecnologia e espaços públicos e privados, a exemplo”, aponta. A atividade é resultado dos esforços de alunos dos cursos de Administração, Direito e Ciências Contábeis, mas os alunos de outros cursos também se envolvem como espectadores.

Nesta quinta-feira (22), às 19h, os alunos vão se lançar em uma experiência inusitada ao fundir conhecimentos sobre história, política, justiça e artes cênicas.  A proposta é recriar um histórico julgamento realizado em Cuiabá, no século XIX. Sob coordenação do professor Gustavo Nahsan, o Tribunal de Justiça Cultural da Faipe vai recriar esse importante acontecimento com a presença de dois julgadores especiais: os professores doutores em história, Fernando Tadeu e Elizabeth Madureira. Ambos, são membros da Academia Mato-Grossense de Letras.

Já no dia seguinte, às 19h, haverá apresentação de uma série de painéis que debatem temas relativos à temática Espaços Urbanos em Cuiabá – Acessibilidade e Democracia. A ação é coordenada pelo gerente de projetos, Givaldo Dias Campos.

E como encerramento da jornada, na sequência haverá a palestra Direitos Humanos e Contra-Hegemonia, com o professor Doutor Saulo Tarso Rodrigues, da UFMT.

A Faipe fica na avenida dos Girassóis, 86, bairro Jardim Cuiabá.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorOnyx diz que governo eleito vai trabalhar pelo analfabetismo zero
Próximo artigoConstrutora São Benedito aquece o mercado imobiliário com condição inédita de descontos

O LIVRE ADS