Cidades

Alta temperatura da pista em Cuiabá faz Gol limitar número de passageiros em voo

Foto de Caroline Rodrigues
Caroline Rodrigues

O calor escaldante de Cuiabá fez com que alguns passageiros da Gol do voo 1721 (Cuiabá-Brasília) fossem realocados em outro voo no Aeroporto Marechal Rondon, na manhã desta sexta-feira (20).

Uma das pessoas que estava no grupo conta que os técnicos da empresa informaram que, devido à alta temperatura, as aeronaves precisam voar mais leves.

A companhia aérea informou ao LIVRE, por meio de nota, que a alta temperatura da pista causa uma limitação técnica. Por este motivo, o peso da aeronave é aliviado com a distribuição dos passageiros em outros voos da empresa.

Tudo isso é um procedimento padrão e, segundo os próprios passageiros, a mudança não causou atrasos ou prejuízos financeiros, porém deixou “uma pulga atrás da orelha” dos clientes.

Será que a temperatura pode afetar o pouso e decolagem de uma aeronave?

Correntes de ar

No Blog Todos a Bordo, um artigo explica que temperatura local, altura da pista, umidade e pressão atmosféricas são fatores que impactam diretamente nas decolagens e pousos.

Quando está calor, a baixa densidade do ar exige uma aeronave mais leve. Isto porque o avião precisa que correntes de ar passem pelas asas e deem ao motor condições de atingir a potência máxima e velocidade.

Então, caso você tenha que ser realocado em outra aeronave por causa do calor, não se impressione.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Esportes

Projeto da PM conquista 29 medalhas em campeonato regional de Jiu-Jitsu em Cuiabá

Com 13 ouros, alunos do programa Rede Cidadã brilham em disputa contra 1,7 mil atletas do Centro-Oeste
Geral

Bombeiros resgatam jiboias em Lucas do Rio Verde e Guarantã do Norte

Em um dos casos, serpente tentou atacar trabalhadores às margens da MT-449; animais foram devolvidos à natureza sem ferimentos
Política

Pivetta e Abílio unem forças para reforçar segurança e moradia na Capital

Reunião no Palácio Paiaguás define equipes técnicas para agilizar policiamento nos bairros e novos projetos habitacionais
Geral

Sema apresenta plano de conservação da UHE Juruena em Campos de Júlio e Sapezal

Reuniões públicas nesta quinta e sexta-feira discutem o uso e a proteção do entorno do reservatório; evento terá transmissão ao vivo
21 de abril de 2026 13:18