Mato Grosso

Alta Floresta: vereadores aprovam aumento de quase 40% dos próprios salários

Ministério Público ingressou com uma ação requerendo que a lei seja declarada inconstitucional pela Justiça

1 minuto de leitura
Alta Floresta: vereadores aprovam aumento de quase 40% dos próprios salários
Foto: Reprodução/Câmara Municipal

O Ministério Público de Mato Grosso propôs uma ação civil pública contra a Prefeitura e a Câmara Muncipal de Alta Floresta (800 km de Cuiabá) após os vereadores da cidade aprovarem, para si próprios, um aumento salarial de quase 40%.

O pagamento é justificado como uma revisão geral anual (RGA) dos salários e tem validade a partir de janeiro de 2022.

O MP pleiteou à Justiça de Mato Grosso que declare a lei que autorizou o pagamento como inconstitucional e que determine ainda, se necessário, a devolução de valores eventualmente já pagos.

A Lei Municipal nº 2.678/2021, de autoria dos próprios vereadores, foi aprovada por unanimidade e publicada no Diário Oficial de Contas em 23 de dezembro de 2021. Ela prevê a recomposição das perdas inflacionárias no período compreendido entre os anos de 2013 e 2019. 

Conforme o MP, a instituição da RGA aos vereadores, a princípio de forma retroativa e para a mesma legislatura, descumpriu a Constituição Federal e a Lei Orgânica do próprio município, “em flagrante violação aos princípios republicanos da moralidade, impessoalidade e, especialmente, ao princípio da anterioridade”. 

Ainda de acordo o MP, ao ser implantada a revisão, os efeitos deveriam ser somente a partir da legislatura seguinte. 

“Somente a partir do início desta legislatura (janeiro de 2021) é que se pode falar em RGA, pois somente dali é que há perda inflacionária (respeitado, sempre, o princípio da anterioridade). No caso presente, contudo, os vereadores retroagiram para buscar ‘atualizar’ desde 2013, em clara e afrontosa legislação em causa própria”, diz trecho da ação.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes