Mato Grosso

ALMT vê ‘uso eleitoreiro’ de máquinas e vai fiscalizar a distribuição pelo governo

Presidente da Assembleia, Eduardo Botelho, diz que prefeitos estão desviando a utilização para agradar apoiadores políticos

1 minuto de leitura
ALMT vê ‘uso eleitoreiro’ de máquinas e vai fiscalizar a distribuição pelo governo
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre )

Deputados estaduais criaram um grupo de trabalho para avaliar a distribuição e o uso de maquinário pelo governo de Mato Grosso aos municípios. A medida foi anunciada nessa quarta-feira (13) pelo presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), e parte de informações de “fins eleitoreiros” pelos prefeitos. 

“As prefeituras as utilizam como querem; alguns prefeitos aplicam muito bem na agricultura, outros estão desviando para coletar lixo e outras atividades, e outros prefeitos ainda estão utilizando de forma eleitoreira, só para quem o apoia é que ele atende”, afirmou Botelho. 

As máquinas, em modelos para uso em lavoura e pastos, são distribuídas pela Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf). Em março de 2021 foram entregues 74 máquinas, no valor de R$ 42 milhões, e em março deste ano outras 38, no valor de R$ 108 milhões. 

Conforme Botelho, a distribuição pelo governo é feita “sem nenhum critério”, por exemplo, o foco das atividades econômicas dos municípios ou número de pequenos agricultores dependentes de ações das prefeituras para cultivar plantios. 

O grupo de trabalho passará a fazer esse tipo de ponderação. Ele foi criado por meio do ato administrativo 25/2022, com base no artigo 26 da Constituição de Mato Grosso. 

A comissão será formada por seis membros representantes de seis instituições diferentes: Assembleia Legislativa, Secretária de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso (Fetagri), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e dos secretários municipais de Agricultura.  

As máquinas entregues no ano passado foram destinadas para 22 instituições, entre prefeituras, consórcios intermunicipais e associações. A entrega mais recente se concentrou em 33 prefeituras.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes