Política

ALMT dá brecha para lockdown e aprova requerimento de quarentena obrigatória

Proposta do deputado Lúdio Cabral (PT) recebeu adesão dos demais parlamentares e pede quarentena obrigatória por 14 dias

2 minutos de leitura
ALMT dá brecha para lockdown e aprova requerimento de quarentena obrigatória

Embora tenha arquivado o projeto de lei 195/2021 de autoria do Executivo que previa a antecipação de 10 feriados e implantaria um lockdown disfarçado em Mato Grosso, a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na tarde de terça-feira (23), um requerimento de autoria do deputado estadual Lúdio Cabral (PT) que solicita ao governador Mauro Mendes (DEM) quarentena obrigatória de 14 dias.

Nos bastidores, a medida foi tida como uma estratégia dos parlamentares. Ao mesmo tempo em que não se indispõem com prefeitos e segmentos empresariais aprovando a interrupção de muitas atividades econômicas pelo período de 10 dias, por outro lado deixam em aberto a possibilidade de o lockdown ser decretado pelo governador do Estado com aval do Legislativo, mediante requerimento de autoria de um deputado oposicionista.

Médico sanitarista, o petista tem discursado na tribuna do Legislativo em defesa do isolamento social para conter a disseminação do coronavírus (Covid-19), ainda mais diante dos dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que a ocupação de leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) já atinge ocupação de 98%. A proposta é manter fechado pelo período de 14 dias setores do comércio considerados “não essenciais”.

Para convencer a população a aderir a quarentena, o deputado Lúdio Cabral propõe ao Executivo que patrocine campanha de divulgação para orientar a população a respeito da necessidade de cumprir à risca o isolamento social.

O parlamentar também recomenda a revisão do conceito de Taxa de Crescimento da Contaminação, para que passe a ser calculada a relação entre a média móvel de 14 dias do número de casos novos notificados no dia da divulgação do boletim epidemiológico e a mesma média móvel de 14 dias antes, de forma a retratar de maneira mais correta a situação da pandemia.

Essa não é a primeira vez que o deputado Lúdio Cabral, isoladamente, propõe ao Executivo o isolamento social. O mesmo pedido foi encaminhado ao governador Mauro Mendes nos meses de janeiro e fevereiro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes