Política

Allan Kardec vê manobra de Valtenir para manter controle do PSB e recorre à direção nacional

3 minutos de leitura
Allan Kardec vê manobra de Valtenir para manter controle do PSB e recorre à direção nacional

O deputado estadual Allan Kardec (ex-PT) vê na reação do PSB uma tentativa de o atual presidente do partido em Mato Grosso, o deputado federal Valtenir Pereira, de manter o controle sobre a sigla mesmo que se desfilie e migre para o PMDB. Ele informou que mantém a decisão de se filiar ao PSB, mesmo com a nota de rejeição divulgada nesta terça-feira (20) pelo secretário-geral do partido em Mato Grosso, Milton Simplício.

Kardec deve se reunir com o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, na quarta-feira (21), em Brasília, para tratar da situação. “Ainda pretendo me filiar, mas com garantias”, disse Kardec ao LIVRE.

“Vou falar com o Siqueira amanhã e espero encontrar Valtenir e tratar com ele olho no olho. Ainda estou tentando entender essa reação, essa nota agressiva e totalmente enviesada. Eu fui convidado a me filiar ao PSB pelo próprio Valtenir, e só depois iniciei as tratativas com a direção nacional. Além disso, tenho dialogado com as bases do PSB também”, completou.

O ex-petista disse que ouviu comentários nos bastidores de que Valtenir estaria tentando comandar o PSB mesmo que deixe a sigla. “Espero que não seja uma tentativa do Valtenir de manter o controle sobre o PSB, que até hoje só foi uma legenda de aluguel aqui em Mato Grosso. Eu me identifico com as bandeiras nacionais do partido, como a luta contra a reforma da previdência, e quero trabalhar nessa frente democrática popular” declarou Kardec.

Em nota assinada pelo secretário-geral do PSB em Mato Grosso, Milton Simplício, a direção do partido acusou Kardec de desrespeitar a executiva, agindo “com arrogância e desdém” ao tratar da filiação com a direção nacional do partido, pois os 18 pré-candidatos a deputado estadual da sigla rejeitaram sua filiação. Ele ainda afirmou que Kardec faz “parte de uma ala petista radical que protagonizou diversas brigas internas dentro do PT, acabando com o Partido no estado”.

Depois de passar quatro anos em outros partidos, Valtenir retornou ao PSB em junho de 2017 e no mesmo dia assumiu a presidência, em uma canetada do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, que destituiu a executiva anteriormente presidida pelo deputado federal Fabio Garcia (hoje no DEM). Segundo a nota de Simplício, em setembro houve uma eleição do diretório que manteve Valtenir na presidência da sigla.

Atualmente, o PSB tem quatro deputados estaduais, que são pré-candidatos à reeleição: Mauro Savi, Oscar Bezerra, Max Russi e Eduardo Botelho, todos insatisfeitos com o retorno de Valtenir à presidência da sigla e a destituição da executiva anterior, da qual faziam parte. Botelho já acertou filiação ao DEM, enquanto Russi e Bezerra ainda buscam um novo partido. Savi avalia ficar na sigla se Valtenir se desfiliar e retornar ao PMDB.

Allan Kardec emitiu nota rebatendo o diretório do PSB. Leia na íntegra:

Nota à imprensa

Diante das últimas notícias tratando de um suposto veto do Diretório do PSB de Mato Grosso a minha filiação partidária, venho a público ressaltar que:

– Recebo com surpresa tal posicionamento;

– Consultei filiados, pré-candidatos a deputado pelo PSB e membros do Diretório Estadual e eles foram categóricos ao afirmar que não houve nenhuma reunião oficial para tratar de tal assunto;

– Tal nota é um posicionamento isolado do grupo do deputado federal Valtenir Pereira, que não quer o crescimento do partido, mas sim controlar a legenda diante da possibilidade anunciada por ele mesmo de desfiliar-se mais uma vez;

– Não procede a informação de que busquei minha filiação apenas no Diretório Nacional, pois mantive conversas nos últimos meses inclusive com o próprio Valtenir, que sempre demonstrou interesse na minha filiação;

– Por fim, friso que continuarei mantendo as conversações com a direção nacional e demais filiados de Mato Grosso na tentativa de discutir minha filiação, pois minha militância política sempre foi marcada pela coerência e construção coletiva.

Professor e Deputado Allan Kardec

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes