Águas Cuiabá mobiliza experiência e aprendizado para jovens em início de carreira

Concessionária conta com a parceria da CIEE para o fortalecimento da aprendizagem profissional por meio do Programa Jovem Aprendiz

Foto: Águas Cuiabá/Reprodução

O tão sonhado primeiro emprego é um alicerce importante para a carreira profissional. Em Cuiabá, por meio do Programa Jovem Aprendiz, a Águas Cuiabá recebe 20 estudantes interessados em aprender e trabalhar no ramo do saneamento. Em parceria com o Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE), a concessionária, controlada pelo Grupo Iguá, promove palestras e cursos, investindo na formação e carreira dos futuros profissionais.

Programa federal de capacitação profissional, por meio da Lei da Aprendizagem (nº 10.097/2000), o Jovem Aprendiz visa auxiliar na capacitação profissional de jovens por meio de estágio remunerado. Os selecionados realizam atividades e funções supervisionadas dentro da empresa – neste momento, em home office – com o objetivo de experienciar o mercado de trabalho na prática e adquirir conhecimento e qualificação.

“Além de uma grande responsabilidade, estar presente no início da carreira de jovens é satisfatório e também motivo de muito orgulho”, enfatiza Wiliam Figueiredo, diretor da Águas Cuiabá. “Por meio do programa, a empresa pode auxiliar nos primeiros passos daqueles que, com brilho nos olhos, não veem limites para crescer no mercado de trabalho”.

Dentre o aprendizado e desenvolvimento profissional do aprendiz, a responsabilidade e independência financeira são experienciadas pelos jovens. É o que pontua Annelise Kerollyn, de 18 anos. “Com esse meu primeiro trabalho, tenho a oportunidade de entender melhor o valor e preço do dinheiro. Nele consta as manhãs em que acordo cedo, meu esforço diário e a responsabilidade de administrá-lo todo o mês”.

Annelise já estava à procura de uma oportunidade de emprego quando encontrou a vaga para aprendiz na Águas Cuiabá pesquisando na internet. A concessionária de água e esgoto da capital mato-grossense conta com 20 vagas para participantes do programa Jovem Aprendiz. O período contratual é de dois anos e, atualmente, a vagas estão preenchidas. Na última seletiva deste ano, 560 candidatos se inscreveram em busca de uma colocação no quadro de jovens aprendizes da empresa.

Durante o momento atual, os aprendizes da concessionária estão desenvolvendo seus trabalhos em home office. Entre as atividades a serem desenvolvidas estão os cursos oferecidos pelo CIEE e pela Plataforma de Treinamentos Online H2ON, com conteúdos focados na evolução profissional. “Como eu trabalho na área de atendimentos, os cursos são referentes ao conhecimento de informática, relacionamento com o cliente, boas práticas de atendimento entre outros”, aponta Annelise.

Jovem Aprendiz – O programa é voltado para jovens de 14 a 24 anos, que estejam cursando o ensino fundamental, médio ou um curso técnico. Com contrato de duração de no máximo 2 anos, os jovens participantes estudam e trabalham sob supervisão, recebendo, concomitantemente, formação profissional.

Frequentemente, a Águas Cuiabá, em parceria com a CIEE, promove encontros com os jovens profissionais da empresa. Organizadas pela equipe de Gestão de Gente (RH) da concessionária e atualmente de maneira remota, as atividades têm o objetivo de fortalecer o processo de aprendizagem, tão importante no início da carreira profissional.

Para os interessados em fazer parte do Grupo Iguá e trabalhar na Águas Cuiabá, as oportunidades são divulgadas pelo site https://vemserigua.gupy.io/. São duas etapas de seleção, avaliação de currículo e entrevista. Os candidatos não selecionados ficam registrados no banco de talentos da empresa para futuras oportunidades. Novas vagas para o Programa Jovem Aprendiz estão previstas para 2022.

Foto: Águas Cuiabá/Reprodução

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital matogrossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento, controlada pela IG4 Capital, atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2019, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Greate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água. www.iguasa.com.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCNJ manda cancelar repasse de R$ 7,7 milhões para compra de jatinho em MT
Próximo artigoMato Grosso receberá 7.020 doses da vacina Pfizer