Águas Cuiabá lança campanha de arrecadação de garrafas pet

Iniciativa faz parte do calendário de ações da concessionária em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Com objetivo de incentivar o debate sobre a importância da sustentabilidade socioambiental a Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá, lança nesta segunda-feira (6) uma campanha de arrecadação de garrafas pet e materiais de Polietileno de Alta Densidade (Pead), como embalagens de amaciante e água sanitária. O evento, realizado na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Novo Colorado, dá início ao calendário de atividades em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A concessionária também promoverá, ao longo do mês, oficinas, palestras, apresentações teatrais, cursos, entre outras ações voltada ao tema.

Estrutura de coleta de garrafas pets, embalagens de amaciante e água sanitária instalada na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida

O cronograma, que começa com uma palestra sobre a importância da preservação ambiental, busca compreender não só os estudantes, mas a comunidade em geral. Nessa perspectiva, uma reunião com pais de alunos e moradores da região será promovida pela empresa, para que todos tenham acesso às informações sobre a ação e saibam como participar. Com foco no estímulo ao comportamento sustentável, os alunos também participarão de uma atividade de limpeza no entorno da escola. Ao final da campanha, o material arrecadado pelos alunos será coletado por uma cooperativa, que fará a reciclagem dos resíduos.

Arte – O calendário de ações também contará com a realização de quatro apresentações teatrais da peça “O garoto do Rio e a Ameaça do Óleo”. O espetáculo que abordará a importância da destinação correta do óleo ocorrerá no Hospital do Câncer, na associação dos moradores do bairro Renascer e na Escola Municipal Maximiano Arcanjo de Jesus. O descarte correto do óleo de cozinha é assunto do projeto LEVO (Local de Entrega Voluntária de Óleo), feito em parceria entre a Águas Cuiabá, a startup Teoria Verde e Biomavi Reciclagem. Por meio de palestras, o projeto levará informações a alunos de escolas públicas sobre como o descarte irregular do resíduo pode gerar contaminação e trazer danos aos recursos hídricos.

Nas ações do projeto Levo, os alunos apreendem a fazer o descarte correto do óleo de cozinha nas estruturas de descarte disponibilizadas pelo projeto

Você no Saneamento – Com o intuito de apresentar a comunidade as estruturas e os processos de captação e distribuição da água tratada e a coleta e tratamento de esgoto, a concessionária também promoverá, ao longo do mês, visitas guiadas às estações de tratamento. No total, serão sete datas com grupos de estudantes do ensino superior e comunidade em geral.

Encanamento – O mês do meio ambiente também será de aprendizado na prática. Mulheres do bairro Altos da Glória e Nova Esperança vão ter acesso a conhecimentos básicos para instalar, diagnosticar e reparar pequenos vazamentos de instalações hidráulicas doméstica. Além de contribuir com a manutenção residencial, a prática também ajudará a combater o desperdício de água, na economia e a economizar o recurso hídrico.

“O compromisso da Águas Cuiabá vai além da promoção de qualidade de vida por meio da água tratada e da coleta e tratamento do esgoto: é também fomentar o debate sobre sustentabilidade junto à população cuiabana, apoiando ações de educação ambiental nas escolas e envolvendo a população na causa da sustentabilidade”, declara o diretor-geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorLula e esposa testam positivo para covid-19
Próximo artigoVídeo: motociclista invade a contramão e bate de frente em ônibus no Portão do Inferno