Cidades

Água de escola onde 45 alunos passaram mal continha salmonella, aponta laudo

1 minuto de leitura
Água de escola onde 45 alunos passaram mal continha salmonella, aponta laudo
(Foto: Reprodução)

Exames laboratoriais encomendados pela Prefeitura de Várzea Grande apontaram que a água da Escola Municipal Abdala José de Almeida, onde 45 alunos passaram mal após o intervalo, no dia 30 de agosto, estava contaminada.

De acordo a prefeitura, a situação foi percebida depois que metade dos alunos de uma turma apresentou sintomas de intoxicação alimentar, como vômito e diarreia, ao retornarem da merenda.

Na ocasião, os alunos foram levados para o Pronto-Socorro Municipal e para uma Unidade de Pronto Atendimento. Segundo a prefeitura, todos foram liberados até o fim do mesmo dia.

Após o caso, as secretarias de Saúde e Educação pediram a verificação da água disponibilizada em bebedouros e garrafões da escola. A Vigilância Sanitária esteve no local e colheu amostras para análise.

Nesta quarta-feira (3), a prefeitura informou que o resultado da verificação apontou a existência de duas bactérias: a Salmonella SPP e a Shigella SP.

Alimentos da dispensa e a merenda escolar também foram analisados e tiveram a contaminação descartada.

A prefeitura anunciou que, após a descoberta, determinou uma série de medidas para sanar o problema. Entre elas, a troca dos bebedouros e freezeres de acondicionamento dos alimentos.

Também determinou o monitoramento mensal microbiológico da água e a interligação da escola à rede pública de Água e Esgoto, além de curso de boas práticas para as merendeiras.

Uma reforma geral da escola também foi anunciada. Conforme a prefeitura, a obra já foi licitada e aguarda a assinatura do contrato com a empresa vencedora do certame.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes