Agropecuária lidera desempenho da economia no 1º trimestre

Segundo a CNA, segmento cresceu 1,4% e confirmou sua vocação em ser o setor que mais colabora com a geração de riquezas no país

A agropecuária foi o segmento da economia que mais cresceu no 1º trimestre deste ano em relação ao 4º trimestre de 2017, com expansão de 1,4% no período.

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o setor foi o que mais contribuiu para o resultado positivo para o Produto Interno Bruto (PIB) do país, de 0,4%, divulgado nesta quarta (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Quando analisamos os setores que compõem a economia nacional e comparamos o resultado do primeiro trimestre de 2018 com o último trimestre de 2017, a agropecuária mais uma vez comprova sua vocação em ser o setor que mais vem colaborado com a geração de riqueza no país”, diz a CNA em Comunicado Técnico.

Enquanto a agropecuária cresceu 1,4%, indústria e serviços tiveram expansão de 0,1% de janeiro a março deste ano. No acumulado de 12 meses, a agropecuária cresceu 6,1%, o melhor resultado desde 2011.

Ainda na avaliação da CNA, em 2018, embora algumas culturas como o milho safrinha e o arroz tenham sofrido redução por conta de impactos climáticos, “o bom desenvolvimento da cana-de-açúcar, do café e da laranja, deverá compensar parte do crescimento previsto para a safra agrícola brasileira ao longo deste ano”.

Apesar do bom comportamento do setor rural no primeiro trimestre de 2018, a CNA alerta para a necessidade de redução dos juros para favorecer a contratação de crédito rural no Plano Agrícola e Pecuário 2018/2019.

“Caso essa queda dos juros não ocorra de maneira substancial, especialmente no crédito agropecuário a ser divulgado no Plano Agrícola e Pecuário, poderá haver uma retração na contratação dos créditos e um consecutivo impacto nos indicadores da agropecuária nos próximos trimestres”.

 

Com Assessoria

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEm alegações finais, MP pede cassação de mandato do senador José Medeiros
Próximo artigo“Foi um ato covarde”, diz liderança de bloqueio desmobilizado pela PRF