Agronegócio de MT representará quase 30% na produção nacional este ano

Volume de grãos produzidos no Estado já maior que a soma da maioria dos Estados classificados como celeiros brasileiros

Mato Grosso deve produzir quase 30% dos grãos no Brasil neste ano. Levantamento divulgado nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima 264,5 milhões de toneladas em soja, milho e outros cereais. 

Cerca de 79 milhões (27%) serão produzidos somente pelo agronegócio de Mato Grosso. O volume engloba a soma da produção de Goiás (9,8%), Mato Grosso do Sul (8,3%) e Minas Gerais (6,4%), Estados na lista dos maiores celeiros agropecuários brasileiros. 

Com a inclusão de Paraná (12,3%) e Rio Grande do Sul (13,4%), o grupo corresponde a 80,4% de tudo o que é produzido no Brasil. A soma do segundo e do terceiro lugares vence Mato Grosso, isoladamente, por uma diferença apertada. 

Os dados do IBGE representam crescimento de 4,1% em relação a 2020. Apesar do recorde, a projeção de abril para a safra de 2021 é 0,2% menor do que a feita em março, o que representa 409,9 mil toneladas a menos. 

“É a primeira vez que temos queda na estimativa mensal neste ano. Isso ocorreu porque há três safras no Brasil e houve atraso no plantio da primeira safra, conhecida como safra verão ou ‘das águas’”, disse o gerente da pesquisa, Carlos Barradas. 

A soja é uma das poucas culturas que não apresentou queda no crescimento. Segundo o IBGE, é esperado outro recorde na safra, que deve chegar a 131,9 milhões de toneladas, alta de 8,6%, ou 10,4 milhões de toneladas, na comparação ao ano passado. 

A estimativa da produção do milho grão caiu 0,5% em relação à feita no mês anterior e deve chegar a 102,5 milhões de toneladas. Apesar dos aumentos de 5,6% na área plantada e de 5,9% na área a ser colhida, a safra deve ser 0,7% menor do que no ano anterior. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMato Grosso recebe 60.800 doses de vacinas nesta sexta-feira
Próximo artigoMato Grosso recebe duas usinas de oxigênio com capacidade para atender até 250 leitos