Negócios

Agronegócio de MT representará quase 30% na produção nacional este ano

Volume de grãos produzidos no Estado já maior que a soma da maioria dos Estados classificados como celeiros brasileiros

1 minuto de leitura
Agronegócio de MT representará quase 30% na produção nacional este ano

Mato Grosso deve produzir quase 30% dos grãos no Brasil neste ano. Levantamento divulgado nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima 264,5 milhões de toneladas em soja, milho e outros cereais. 

Cerca de 79 milhões (27%) serão produzidos somente pelo agronegócio de Mato Grosso. O volume engloba a soma da produção de Goiás (9,8%), Mato Grosso do Sul (8,3%) e Minas Gerais (6,4%), Estados na lista dos maiores celeiros agropecuários brasileiros. 

Com a inclusão de Paraná (12,3%) e Rio Grande do Sul (13,4%), o grupo corresponde a 80,4% de tudo o que é produzido no Brasil. A soma do segundo e do terceiro lugares vence Mato Grosso, isoladamente, por uma diferença apertada. 

Os dados do IBGE representam crescimento de 4,1% em relação a 2020. Apesar do recorde, a projeção de abril para a safra de 2021 é 0,2% menor do que a feita em março, o que representa 409,9 mil toneladas a menos. 

“É a primeira vez que temos queda na estimativa mensal neste ano. Isso ocorreu porque há três safras no Brasil e houve atraso no plantio da primeira safra, conhecida como safra verão ou ‘das águas’”, disse o gerente da pesquisa, Carlos Barradas. 

A soja é uma das poucas culturas que não apresentou queda no crescimento. Segundo o IBGE, é esperado outro recorde na safra, que deve chegar a 131,9 milhões de toneladas, alta de 8,6%, ou 10,4 milhões de toneladas, na comparação ao ano passado. 

A estimativa da produção do milho grão caiu 0,5% em relação à feita no mês anterior e deve chegar a 102,5 milhões de toneladas. Apesar dos aumentos de 5,6% na área plantada e de 5,9% na área a ser colhida, a safra deve ser 0,7% menor do que no ano anterior. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes