A Propósito

Agro produzindo vacinas?

Anvisa já iniciou a verificação de quatro empresas interessas em produzir o material necessário à fabricação da vacina anticovid

1 minuto de leitura
Agro produzindo vacinas?
(Foto: Ednilson Aguiar)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) notificou quatro empresas que fabricam produtos para saúde animal interessadas em produzir o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para produção de vacinas contra a covid-19.

A proposta de utilização dessas plantas industriais foi apresentada pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT).

Segundo a diretora da Anvisa, Meiruze Souza Freitas, foi solicitado aos laboratórios, vinculados ao Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos para Saúde Animal (Sindan), uma primeira avaliação sobre capacidade e estrutura de produção.

A Anvisa pediu ainda relatórios internos de auditoria. Depois, se necessário, haverá uma visita aos locais.

“A partir desse primeiro mapeamento, teríamos uma ideia da necessidade de adequações ou não” – ela explicou em reunião da Comissão Temporária criada no Senado para discutir o assunto.

Na audiência, o diretor-executivo do Sindicato das Indústrias, Emílio Salani, informou que a entidade já fez o levantamento de todas as empresas que têm disponibilidade para produzir vacinas. Segundo ele, “vencidas essas barreiras iniciais”, elas têm condições e experiência para iniciar os trabalhos em menos de 90 dias.

Um exemplo de vacina que já é produzida por essas empresas é a da febre aftosa. 

“Conseguimos não só produzir como distribuir. Se considerarmos as quatro vacinas obrigatórias do Ministério de Agricultura, nosso volume anual é em torno de 600 a 700 milhões de doses distribuídas”, ele exemplificou.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes