Cidades

Agentes param e visitas a presídios estão suspensas em Mato Grosso

2 minutos de leitura
Agentes param e visitas a presídios estão suspensas em Mato Grosso

As 54 unidades prisionais do estado de Mato Grosso estarão sem visitas no próximo fim de semana. A informação é do presidente do Sindicato dos Profissionais Penitenciários de Mato Grosso (Sindispen), João Batista, alegando que a paralisação é “necessária” para chamar a atenção do governo, que teria “abandonado” a pauta de negociações com a categoria desde o ano passado.

“Nós não tivemos alternativa a não ser essa, já que tentamos negociar de todas as formas. O governo não tem nos dado a atenção que merecemos. Temos um estado com um déficit muito grande de profissionais, onde o risco no sistema penitenciário é eminente, extremamente acima do esperado para a profissão”, explicou.

O sindicalista ainda não descarta um movimento grevista para as próximas semanas. Um exemplo da grande dificuldade enfrentada está em Sinop (500 Km de Cuiabá), no presídio Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, o “Ferrugem”, que atua com duas vezes e meia acima da sua capacidade – já que teria 364 vagas e está com 900 presos.

“Imagina o risco que corremos o tempo todo com essa população carcerária desproporcional? O governo tem que nos dar garantias e meios de termos um trabalho digno e seguro. Como está hoje, é uma bomba-relógio e pode explodir a qualquer momento”, alerta Batista.

Entre as reivindicações da categoria estão o reajuste do adicional de insalubridade, extinção do cargo de assistente penitenciário, auxílio fardamento, isenção de ICMS na aquisição de armamento, quebra de interstício para progressão de nível, aproveitamento de tempo de serviço no executivo e concurso público.

A decisão foi tomada em assembleia, que também tratou sobre o reajuste do adicional de insalubridade, no qual a Sejudh propôs a possibilidade da correção em duas vezes, sendo 50% em 2018 e 50% em 2019, desde que a classe abra mão do passivo.

A convocação dos aprovados no último concurso público também teve relevância no debate. O Sindspen-MT vai enviar um estudo para o governo informando o quantitativo necessário de servidores a serem nomeados.

 

Outro Lado

Em relação à paralisação anunciada pelo Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário para esta semana, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos informa que está tomando as medidas cabíveis, pois entende que as pautas alegadas estão em andamento não se justificando, portanto, a realização do movimento paredista. As portas da secretaria sempre estiveram abertas para debate das demandas da categoria e por isso, tal movimento causa estranheza à gestão da Sejudh.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes