Aeroportos esperam aumento do movimento no feriado de Finados

Infraero calcula que cerca de 514 mil passageiros circularão entre esta sexta-feira (30) e a próxima terça-feira (3)

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Otimistas com o gradual aumento do número de pessoas viajando a negócios e lazer, as empresas que administram aeroportos esperam um crescimento do movimento durante o feriado prolongado de Finados.A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) calcula que cerca de 514 mil passageiros circularão entre esta sexta-feira (30) e a próxima terça-feira (3).

A estimativa é que 119.844 viajantes passem pelas unidades hoje. Contudo, o maior fluxo deve ser na volta do feriado, com a passagem de 129.981 pessoas.

Embora maior que o movimento registrado durante outros feriados prolongados deste ano, a expectativa, se atingida, representará 60% dos 849.844 usuários que embarcaram ou desembarcaram nos aeroportos que a estatal administra durante o mesmo feriado em 2019.

A concessionária Inframerica também espera um maior número de usuários durante o feriado. De acordo com a empresa, cerca de 127 mil pessoas devem passar pelo Aeroporto Internacional de Brasília entre sexta (30) e terça-feira (3), com 21 voos extras agendados para atender ao aumento da demanda.

Já no aeroporto de Natal, a Inframerica espera receber quase 20 mil passageiros. Resultado, se atingido, será 34% superior ao movimento de 12 de outubro, quando 14.879 mil pessoas circularam pelo terminal.

A Centro Oeste Airports, que administra o Aeroporto Marechal Rondon, não estimou o público.

Retomada

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o mercado da aviação civil doméstica vem reconquistando usuários pouco a pouco. Em setembro, mais de 3,05 milhões de passageiros viajaram em aviões. O número representa um aumento de 850 mil passageiros em relação ao que foi registrado no mês anterior.

Ainda assim, o setor amarga uma retração de 56% no total de passageiros transportados quando comparados os resultados de janeiro a setembro deste ano com o mesmo período de 2019.

Precaução

Tanto as empresas aéreas, quanto as operadoras aeroportuárias garantem adotar uma série de medidas para reduzir os riscos de contaminação da covid-19 durante os voos.

Dentro das aeronaves, a precaução vai do uso obrigatório de máscara, distanciamento entre passageiros e opção por, prioritariamente, disponibilizar autoatendimento para o check-in à existência de filtros especiais que renovam o ar constantemente.

Já nos terminais, por conta das medidas protocolares de segurança, como observância ao distanciamento social, as empresas administradoras de aeroportos pedem aos passageiros que procurem chegar duas horas antes do embarque, a fim de evitar contratempos. E lembram que o uso de máscara é obrigatório.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorRua histórica de Cuiabá ganha revitalização nas redes de água
Próximo artigoMPE investiga três ex-deputados estaduais de Mato Grosso por caixa 2