Judiciário

Advogado de MT será secretário-geral da Academia Brasileira de Direito

2 minutos de leitura
Advogado de MT será secretário-geral da Academia Brasileira de Direito
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Pela primeira vez na história, a Academia Brasileira de Direito (ABD) terá um jurista mato-grossense como membro de sua diretoria. Trata-se do advogado Fábio Arthur da Rocha Capilé, que foi indicado não só para integrar os seus quadros, como também para exercer cargo de destaque, na condição de secretário-geral. A cerimônia de posse será realizada no dia 31 de maio, em Fortaleza (CE).

Além de Capilé, a diretoria da ABD será composta pelos juristas Roberto Victor Pereira Ribeiro (presidente – CE), André Augusto Malcher Meira ( vice-presidente – PA), Carmela Grune (2ª Vice-presidente – RS), e Rodrigo Vaz Sampaio (secretário-geral-adjunto- SP).

De acordo com o advogado, o convite foi feito em razão de seus trabalhos realizados à frente do Instituto dos Advogados Mato-grossenses (Iamat), quando, após ganhar maior notabilidade nacional, passou a receber convites para realização de palestras. Paralelamente, em 2018, ele também compôs o quadro de juristas da Academia Cearense de Direito.

Secretário-geral da Academia, Capilé será responsável por administrar uma das mais importantes instituições da área jurídica no âmbito nacional, e deverá coordenar trabalhos voltados ao intercâmbio cultural, difusão jurídica, compromisso social e contribuição para o fortalecimento da democracia.

“É um marco histórico para Mato Grosso, pois o único jurista mato-grossense indicado para compor uma academia jurídica no âmbito nacional foi Dom Aquino Correia, fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e da Academia Mato-grossense de Letras. Por outro lado, é a primeira vez que um mato-grossense assume papel de destaque na diretoria de uma academia jurídica no âmbito nacional”, comentou.

Além de advogado, Fábio Capilé é escritor, e possui presença marcante na área cultural, com contribuições através da poesia, musica, e direção teatral. Segundo informou, já foi convidado, inclusive, por uma das mais importantes instituições jurídicas do Pará (Instituto Silvio Meira) para escrever uma peça teatral, que contará a história jurídica do Estado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes