A mãe de uma adolescente de 16 anos denunciou nessa quarta-feira (9) que sua filha foi vítima de assédio de um motorista de aplicativo durante uma corrida.
Segundo a mãe, nessa quinta-feira sua filha estava em seu local de trabalho, no Residencial Canaã, em Cuiabá, e acionou uma viagem no aplicativo Uber para o Bairro Altos da Serra, também em Cuiabá, onde elas moram.
Um motorista em um veículo de marca Chevrolet atendeu à adolescente e, durante o percurso, a chamou de “gostosa”, disse que ela tinha seios bonitos e também outras palavras constrangedoras.
Ao chegar na casa, ele ainda chamou a adolescente para sair e insistiu que ela passasse o telefone dela para ele, mesmo a menina sendo menor de idade.
A menina contou o ocorrido para a mãe, que procurou a polícia e registrou um boletim de ocorrência por assédio sexual.
O que disse a Uber?
Em nota, a Uber informou que considera inaceitável e repudia qualquer ato de violência contra mulheres.
A empresa afirmou que acredita na importância de combater, coibir e denunciar casos dessa natureza às autoridades competentes, mas afirmou não ter conseguido confirmar que o caso aconteceu em uma corrida da plataforma, embora a reportagem tenha fornecido data, horário, nome do motorista e placa do veículo à assessoria da empresa.
De qualquer forma, a empresa defendeu que as mulheres têm o direito de ir e vir da maneira que quiserem e têm o direito de fazer isso em um ambiente seguro.
Por fim, a Uber frisou que todas as viagens com a plataforma são registradas por GPS. Isso permite que em caso de incidentes nossa equipe especializada possa dar o suporte necessário, sabendo quem foi o motorista parceiro e o usuário, seus históricos e qual o trajeto realizado.