Acrimat debate programa de erradicação da febre aftosa

A retirada da vacinação começou neste ano, e alcançará todo o país até 2023

Foto: Assessoria

A diretora executiva da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Daniella Bueno, representou a instituição no 1º Fórum Nacional do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa 2017/2026 (Pnefa), realizado em Esteio (RS), durante a Expointer – maior feira de exposição de animais da América Latina.

“O propósito do fórum é discutir e informar sobre o andamento da execução do Plano Estratégico do Pnefa, além do seu impacto nacional para o setor produtivo, autoridades e sociedade em geral”, destacou Daniella, médica veterinária, que já presidiu o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT).

Organizado pelo Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, através da Divisão de Febre Aftosa, com colaboração da Superintendência Federal de Agricultura no Rio Grande do Sul, e em parceria com outras instituições do agronegócio, o fórum teve como objetivo tratar o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de novas zonas livres de febre aftosa sem vacinação no Brasil.

A retirada da vacinação começou neste ano, e alcançará todo o país até 2023. Além disso, o PNEFA deverá projetar a demanda de vacinas, considerando o cronograma de retirada da vacinação contra a doença e a criação de um banco de antígenos e vacinas, o Banvaco, para atender possíveis emergências.

Paralelamente, o PNEFA prevê a ampliação e aprimoramento da capacidade de diagnóstico dos laboratórios para aftosa, fortalecendo a biossegurança destes locais e mitigando os possíveis riscos de escape e difusão do vírus da aftosa, entre outros pontos.

O fórum foi aberto para a participação da sociedade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorLana Del Rey anuncia álbum “White Hot Forever” para 2020
Próximo artigoMichael B. Jordan pode ser o Raio Negro em filme da DC, diz site