Toda vez que o WhatsApp apresenta alguma falha, fica fora do ar por horas e não permite que seus usuários façam uso da capacidade total do aplicativo, o nome dele surge como uma opção que não está instável e permitirá que suas conversas continuem fluindo sem maiores interrupções.

Esse serviço de mensagens instantâneas foi criado em 2013 na Rússia, e não costuma apresentar essas eventuais falhas dos concorrentes, o que se tornou um atrativo de peso para muitas pessoas.

Isso sem falar das características inerentes ao próprio sistema, que possui uma nuvem própria para armazenamento de mensagens e conteúdos mais pesados – uma das observações que podemos fazer aqui, por exemplo, é que quando uma pessoa entra para um canal, ela também tem acesso as mensagens publicadas antes.

Não é difícil presumir que estamos falando do Telegram Messenger, que, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, está presente em 27% dos celulares brasileiros – um salto significativo para quem começou 2019 em apenas 13%.

O Telegram possui uma versão para aplicativo e uma versão para navegadores Web. Bem similar a outras ferramentas desta linha, basta baixar o aplicativo e possuir um número de celular para prosseguir com a instalação e o uso – válido ressaltar que o uso de um serviço de mensagens instantâneas não exclui o outro, você pode utilizar mais de um sem problemas.

Um dos seus focos é a preservação da privacidade do usuário. Para isso oferece criptografia de ponta a ponta e também a possibilidade de serviços como autodestruição para conversas e sessões de bate-papo criptografados.

Uma outra vantagem da ferramenta é a utilização de bots, ou seja, alguns mecanismos que auxiliam no funcionamento: você pode rastrear encomendas, converter arquivos em PDF, criar alertas, acessar o Evernote, entre outros bots que ajudam a dinamizar os processos.

Ok, mas como posso utilizar essa ferramenta para ganhar dinheiro?

Antes de mais nada, é válido ressaltar que o Telegram, apesar de ter muitos benefícios, não é tão popular quanto o WhatsApp, mas você pode, desde já, construir seu público dentro da plataforma – especialmente se contar com uma consultoria de marketing B2B.

Criação de canal de transmissão

O Telegram permite a criação de canais de transmissão em sua ferramenta, para que você possa interagir com seus contatos, e qualquer um pode escolher em que canal gostaria de entrar, de acordo com seu interesse. Como falamos anteriormente, a pessoa entra em um canal e passa a ter acesso a tudo que foi publicado antes.

Você pode mandar textos, links, vídeos, enquetes, imagens, e o que mais for válido dentro da sua estratégia de conteúdo. E o número de seguidores do canal é ilimitado. Quanto mais gente chegar, melhor! O canal de transmissão também permite a utilização de anúncios, o que facilita na hora de mostrar produtos da sua marca.

Grupos com capacidade para 200 mil pessoas

Diferente do principal rival, que delimita a criação de grupos para menos de 300 pessoas, aqui é possível criar um grupo com até 200 mil membros. O que abre ainda mais as portas de interação com potenciais clientes e clientes já fidelizados.

O bacana é que a ferramenta oferece, por exemplo, uso de hashtags dentro do grupo para facilitar na organização. Para os grupos você pode criar uma interação mais focada em relacionamento, buscando entender o que eles mais gostam em seus produtos, auxiliando nas dificuldades e fortalecendo a conexão com os membros do grupo.

Tanto o Canal de Transmissão quanto os Grupos podem e devem ser uma estratégia a mais de conteúdo. Crie ações exclusivas dentro destes ambientes, e chamadas de ações específicas, para entender de que forma você tem conseguido captar Leads e fidelizar clientes por meio do Telegram.

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