A Propósito

Abstenção em Cuiabá foi de 24,79%

Ao menos 93.745 cuiabanos não foram as urnas escolher um dos candidatos na disputa do segundo turno

1 minuto de leitura
Abstenção em Cuiabá foi de 24,79%

Na disputa do segundo turno da Prefeitura de Cuiabá, a abstenção correspondeu a 24,79% do eleitorado.

Ou seja, 93.745 cuiabanos não compareceram às urnas para escolher entre a reeleição de Emanuel Pinheiro (MDB) ou a eleição do vereador e estreante na disputa ao Executivo, Abílio Brunini (Podemos).

Os votos nulos corresponderam a 12.379, o que representa 4,35% do eleitorado. Os votos brancos totalizaram 6.325, ou correspondente a 2,22% do eleitorado.

Antes do resultado final da eleição, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso já avaliava que o índice da abstenção seria elevado.

“É muito provável que teremos abstenções maiores do que no primeiro turno. No primeiro turno foi de 22,01%. E agora tudo indica que será maior”, disse o diretor-geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, pouco antes de encerrar a votação.

No Brasil como um todo, o índice de abstenção foi ainda maior: 29,5%, o que equivale a 11,1 milhões de pessoas. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, declarou que a abstenção dos eleitores no segundo turno das eleições municipais foi maior que o esperado pela Justiça Eleitoral.

Durante a apresentação do balanço das eleições, Barroso avaliou que a pandemia do coronavírus (Covid-19) levou parte do eleitorado a não comparecer às urnas por medo de contaminação. Nas eleições de 2018, 2016 e 2014, o índice de eleitores faltosos ficou em torno de 21%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes