Abrigo Bom Jesus: idosos testam positivo para a covid, mas não há casos graves

Casa de acolhimento tem 80 idosos, dos quais 40 testaram positivo para covid e 4 estão internados

(Foto: Ednilson Aguiar / O LIVRE)

Nesta quinta-feira (02), pela manhã, dois dos seis idosos do Abrigo Bom Jesus que estavam internados por conta da covid-19 retornaram para o lar. Agora, eles estão na área de isolamento junto com os outros que testaram positivo para a doença, cerca de 40.

A quantidade representa metade do total de acolhidos e, apesar da pandemia já durar quase dois anos, é a primeira vez que um dos internos fica doente. O  diretor do Abrigo, José Duarte, explica que desde o começo foram tomados todos os cuidados e por pouco eles não conseguiram sair ilesos.

Contudo, o registro, na avaliação dele, veio em um momento em que todos estavam mais preparados para lidar com o vírus tanto por conta da imunização como por conta do esvaziamento dos hospitais.

“Todos – idosos e funcionários – tomaram as duas doses da vacina e estamos na fila para receber o reforço da 3ª dose. Acho que por isso os sintomas não foram graves. Até quem está internado está estável”, argumenta.

A identificação

Duarte conta que um dos idosos foi transferido para uma unidade de saúde devido à problemas renais. Lá, ele testou positivo para a covid e, quase que imediatamente, a direção do Abrigo Bom Jesus entrou em contato com a Prefeitura de Cuiabá e com o governo do Estado.

“Ambos foram rápidos e encaminharam equipes médicas para fazer testagens e, em seguida, transferiram tudo que precisava e  fizeram tomografias e exames em quem tinha indicação. Tivemos toda a assistência possível de forma rápida”, afirma o presidente.

Infelizmente, apesar de vacinado, o idoso que teve a doença identificada primeiro faleceu. “Seria leviano dizer que morreu só de covid. Ele era doente renal há anos e, como grande parte dos acolhidos, estava debilitado”, esclarece Duarte.

Atualmente, o abrigo tem 80 idosos, dos quais 40 testaram positivo para doença, além de 6 funcionários, que foram afastados. Já os moradores, foram acomodados no isolamento, onde são atendidos por uma equipe formada apenas para atender os doentes, com refeitório próprio e procedimentos específicos.

Doações

O Abrigo Bom Jesus vive de doações e está precisando de carne, frango, fraldas e qualquer tipo de alimento, material de limpeza e higiene pessoal a pessoa possa doar.

Segundo o presidente, devido ao preço das proteínas animais e também a dificuldade de transporte, o produto é mais carente no momento.

Quem estiver disposto a ajudar, entre em contato pelo número: (65) 3644-1706.

LEIAM TAMBÉM:

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCharlie Cox responde sobre rumores de Demolidor em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Próximo artigoGrupo #DisneyMustPay apoia Scarlett Johansson em processo contra a Disney