A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass) realiza, de 05 a 07 de julho, o Enssoja – Encontro Nacional dos Produtores de Sementes de Soja, em Chapada dos Guimarães (MT).

Em sua primeira edição, o evento reúne multiplicadores de sementes de soja de todo o país, além dos principais pesquisadores do setor, empresas do segmento e lideranças políticas do Brasil.

“Ė um momento para promovermos a união do setor sementeiro e conseguir assim atender os interesses dos multiplicadores de soja no Brasil”, disse o presidente da Abrass Tiago Taques da Fonseca.

Durante a cerimônia de abertura, realizada na tarde desta sexta-feira, o ex-ministro Blairo Maggi lembrou que a Amaggi – uma das maiores empresas do agro brasileiro – começou com uma sementeira, no início dos anos 70, em São Miguel do Iguaçu (PR).

Maggi também falou sobre as novas tributações propostas pelo governo do Estado. “A medida que os governos começam a tirar o lucro que o produtor tem para reinvestir, me preocupa muito. E aqui o governo do estado está querendo que o agricultor pague a conta”, disse.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Alceu Moreira, falou sobre a capacidade produtiva do país e das barreiras que o mercado externo tenta impor ao mercado brasileiro. “Nós somos concorrentes pesados, hoje somos o segundo país que mais exporta algodão e isso chama a atenção. A todo momento tem alguém, uma ONG, ou algum governo tentando inibir a nossa capacidade produtiva”, disse.

Programação técnica

Carlos Ortiz, consultor da Abrass de Illinois, EUA, fez uma análise comparativa da competitividade da soja e milho no Brasil e Estados Unidos. Para ele, a conectividade será fundamental para alavancar ainda mais os trabalhos nas lavouras do interior do país. “Os dados serão o novo petróleo”, disse.

Felipe Ridolfo, líder de pesquisa e desenvolvimento em herbicidas abordou a tecnologia do Sistema Enlist, da Corteva, para o controle de plantas daninhas.

Fábio Passos, líder de lançamento da INTACTA 2 XTEND®, da Bayer, falou sobre essa que é a terceira geração de soja transgênica da companhia. “Ela proporcionará maior proteção contra as principais lagartas da cultura da soja, além de auxiliar num controle mais amplo de plantas daninha”, disse.

Além do herbicida glifosato, a soja também será tolerante ao dicamba permitindo sua aplicação desde o pré-plantio até a pós-emergência da cultura.

A programação do Enssoja segue neste sábado (06), com a presença da ministra da Agricultura e a entrega do prêmio ABRASS.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes