Cidades

Abaixo do nível da rua: casa de aposentada é primeira beneficiada do Bem-Morar

2 minutos de leitura
Abaixo do nível da rua: casa de aposentada é primeira beneficiada do Bem-Morar
(Foto: Luiz Alves / Prefeitura de Cuiabá)

Telha, parafusos, conjunto de aroeira, vigas de madeira. Itens que vão transformar para melhor a vida de uma família de 10 pessoas e dar um sono mais tranquilo para dona Joaquina, 83 anos, aposentada e moradora do bairro Planalto.

Ela é a primeira beneficiada do programa “Bem-morar”, da Prefeitura de Cuiabá, que oferece até R$ 12 mil para famílias carentes da Capital reformarem suas casas.

O valor é calculado a partir das necessidades do imóvel. Do total recebido, 25% podem ser usados para pagar mão de obra. Os 75% restantes são para aquisição de material de construção. Tudo sai da receita própria do Município e não precisa ser devolvido.

Da rua onde dona Joaquina mora, só metade da casa pode ser vista. O imóvel está abaixo do nível da rua e esta condição é o que causa a maioria dos problemas da família.

Dona Joaquina já quase não consegue sair. O degrau que dá acesso a rua é alto demais para a idosa. Além disso, a casa é escura, sofre com infiltrações e tem problemas no encanamento.

“Quando chovia a água corria dentro desta casa aqui. Descia pela parede, corria no chão e molhava tudo. Eu não tinha sossego para dormir. Agora eu vou dormir tranquila, vou soltar até foguete”, ela conta.

Dona Joaquina recebeu a visita do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro (Foto: Luiz Alves / Prefeitura de Cuiabá)

Projeto

Ao todo, 300 famílias de cinco bairros – Vale do Carumbé, Jardim Umuarama, Planalto, Três Barras, Altos da Glória – da região Leste de Cuiabá serão beneficiadas na primeira edição do Bem-morar.

Uma equipe da secretaria municipal de Habitação selecionou as casas. A avaliação dos  imóveis foi feita por professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Eles identificaram as necessidades e elaboraram os projetos para as obras.

O programa foi idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes