Cidades

A três dias do fim do sinal analógico, mais de 10 mil ainda não retiraram kit

4 minutos de leitura
A três dias do fim do sinal analógico, mais de 10 mil ainda não retiraram kit
Foto: Divulgação

O sinal digital já é emitido há alguns anos pelas empresas de telecomunicação do Estado. Agora, porém, em seis cidades de Mato Grosso a tecnologia passará a ser obrigatória para quem quiser assistir televisão. Por isso, é importante a população se atentar ao prazo final para adotar o sistema: o sinal analógico será desligado já na próxima quarta-feira (15), ou seja, em quatro dias. Mais de 10 mil pessoas que têm direito ao kit, no entanto, ainda não fizeram a retirada.

“Ao longo da campanha, as pessoas ouviam mas não assimilavam a informação. Era assim: ‘ah, vai desligar, mas quando chegar perto eu vejo o que é que é’”, avaliou a gerente regional da Seja Digital, Vejuse Oliveira. Segundo afirmou ao LIVRE, é comum o “ver para crer”. “Nós sabemos que algumas pessoas pegaram o kit e ainda estão esperando o final de semana para instalar ou ver se vai mesmo desligar”, comentou.

Em Mato Grosso, a partir do dia 15 de agosto, o sinal passará a ser totalmente digital em Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger e Acorizal. Ao todo, foram cinco meses de campanha para preparar a população para a mudança.

Ao longo dos meses, a Seja Digital tem distribuído kits com conversor digital e uma antena para beneficiários de 23 programas do Governo Federal, e, conforme a gerente Vejuse, Mato Grosso é o estado onde os programas são menos concentrados.

[featured_paragraph]“Em outros lugares a gente percebeu que a maioria das pessoas que retiravam os kits eram beneficiárias do Bolsa Família, por exemplo, mas aqui eles são minoria. Aqui a maioria dos beneficiários participa de outros programas”, explicou.[/featured_paragraph]

De acordo com Vejuse, em razão do grande número de programas disponíveis, muita gente nem sabe que tem direito à retirada de kits gratuitamente. Por isso, ela recomenda que, quem tiver dúvidas, entre em contato com o telefone 147 (ligação gratuita). Também é possível conferir se é possível retirar um kit clicando na área específica do site do Seja Digital.

De última hora

No estado, a projeção para a distribuição era de 120 mil kits. Até sexta-feira (10), o número de conversores digitais distribuídos já tinha superado a meta: foram 130 mil. Segundo a gerente, o montante foi maior porque, ao longo dos meses de campanha, mais pessoas foram se cadastrando em programas sociais e, assim, conquistando o direito de recebê-los gratuitamente. Ainda assim, os indicadores da instituição apontam que entre 10 e 12 mil pessoas ainda precisem fazer a retirada.

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre) – Vejuse Oliveira, gerente regional da Seja Digital

“Tem muita gente que realmente deixou para última hora. Nas últimas semanas, onde tínhamos pontos de aconselhamentos, o atendimento dobrou. Nós sabemos que algumas pessoas pegaram o kit e ainda estão esperando para instalar, mas o sinal não vai mais funcionar, então é melhor não deixar para a última hora”, observou.

O sinal analógico deixará de funcionar a partir da meia noite do dia 14. Já no dia 15 não será mais possível assistir televisão sem o conversor – em um aparelho antigo. Assim, a Seja Digital acredita que a semana será tumultuada, tanto nos postos de distribuição quanto nas lojas de eletrodomésticos, já que os não beneficiários de programas sociais não têm acessos aos kits gratuitos.

Apesar do prazo apertado, a Seja Digital ainda fará a distribuição por cerca de um mês após o fim do sinal analógico. Dessa forma, os beneficiários que não fizerem a retirada até o dia 14 poderão fazê-la até a segunda semana de setembro. Depois disso, eles perderão o benefício e precisarão adquirir o produto, que tem custo entre R$ 100 e R$ 180.

Como instalar
Não sendo possível disponibilizar um técnico para auxiliar a cada cidadão, a Seja Digital dispôs postos de atendimento na qual prestam orientação. Também há um vídeo detalhado ensinando a  fazer a instalação do conversor.

Confira os vídeos abaixo:

YouTube video

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes