O que é inegociável para você? Enquanto empresário e no mercado de eventos há mais de 30 anos, posso garantir: a partir do momento em que sou procurado, meus produtos e serviços devem ter a melhor qualidade final possível. Para mim, este é um valor inegociável.

Sim, talvez seja óbvio e evidente que ao procurar um serviço ou produto, o cliente busque receber aquilo que foi previamente combinado. Mas e se ele recebe mais do que esperava? Bom, aí saímos do que é óbvio e vamos para o mágico, ou seja, aquilo que encanta. E esse é um fator que aumenta a percepção de valor do cliente em relação a qualquer produto ou serviço.

Conforme o CXTrends do último ano, um estudo anual que mapeia o comportamento das empresas diante da jornada do cliente, 86% dos entrevistados dão preferência para comprar de marcas que oferecem uma boa experiência e 74% preferem uma marca que ofereça uma boa experiência mesmo que seja preciso gastar mais.

As altas taxas do estudo CXTrends evidenciam que a compra do cliente está mais relacionada a forma com que a empresa se posiciona diante do consumidor do que relativamente ao preço do produto. Isso é o que nós chamamos de percepção de valor. Quando o cliente compreende todos os benefícios da compra para além do seu produto.

Durante minha trajetória enquanto CEO da Cia Sinfônica, uma empresa de 30 anos, tive a oportunidade de participar de diversos eventos sobre segmentação e experiência no mercado de eventos.

Nestas ocasiões e para além da qualidade como o espírito de um negócio, sempre me chama a atenção a importância da versatilidade no menu de serviços de uma empresa. Carregar a versatilidade como valor do negócio está ligado ao nosso relacionamento com o cliente, a nossa capacidade de estar presente sempre que ele precisar, em todas as ocasiões.

No ramo em que atuo, sempre estou diretamente ligado ao sonho dos meus clientes, já que sendo um casamento, bodas, formatura, aniversário ou evento corporativo, a expectativa criada é imensurável e sei que a nossa entrega tem que ser maior do que eles esperam.

Quando trabalhamos com o sonho de outra pessoa a nossa responsabilidade aumenta e, por isso, a chave do sucesso está não somente na experiência, mas na qualidade e preocupação em entender o que o cliente deseja, tornando cada evento único. Ao conquistar esta reputação, você estará pronto para aumentar seu leque de produtos, pois, neste momento, terá um cliente fidelizado esperando mais de sua empresa e serviços.

Sinto – e sentimos, enquanto empresa – isso na prática do negócio. Ao longo destes 30 anos da Cia Sinfônica, pudemos realizar casamentos, logo depois o 1º aniversário dos filhos, mais à frente a festa de 15 anos e o casamento dos filhos de nossos primeiros clientes. É um relacionamento duradouro e uma parceria sincera que perdura ao longo da existência da empresa.

Mesmo com três décadas de serviços prestados, nunca deixamos de estar atentos às alterações que transformam o mundo diariamente, não somente em tecnologia, mas na mudança do comportamento humano. Uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), apontou que três em cada dez brasileiros adultos entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio.

Assim, para aqueles que estão iniciando no mundo dos negócios, deixo a dica: a versatilidade, além de auxiliar na propagação da empresa, está diretamente ligada à perpetuação do negócio. É a chave para a inovação que te faz sempre atual no seu nicho de mercado. A nossa versatilidade possibilita ofertar serviços de qualidade em lugares distintos. Isso faz com que nosso cliente não seja apenas fã. Ele se torna nosso principal vendedor.

Eduardo Carvalho é músico, arquiteto, produtor e CEO da Cia Sinfônica.

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