Links Patrocinados

A escolha certa do imóvel é repensada com a pandemia

5 minutos de leitura
A escolha certa do imóvel é repensada com a pandemia

Em tempos de pandemia a transformação das relações familiares é uma das tônicas deste período. Neste cenário, o conforto do ambiente residencial é colocado à prova, assim como a funcionalidade de um imóvel. Mais do que nunca o lar voltou a ser o grande porto seguro, um refúgio. Porém apenas a proteção não é suficiente para garantir conforto. Uma planta inteligente, ambientes arejados e mais elaborados fazem a diferença. Neste contexto, podemos destacar, por exemplo, que imóveis verticais, durante este período pandêmico têm sua funcionalidade colocada à prova, pois impera até mesmo as restrições nas áreas comuns.

Por isso, antes de adquirir um imóvel, vários aspectos devem ser levados em consideração. Pesquisa e  planejamento se mostram eficientes. De acordo com o gerente de planejamento do Grupo São Benedito, Heitor Barua, para ter sucesso com a aquisição do imóvel, é preciso investigar com muito cuidado qual é o empreendimento que atende melhor às necessidades da família, não apenas no presente, mas também no futuro. Assim, você só deve bater o martelo depois de uma avaliação criteriosa, analisando uma série de elementos.

“Nosso Grupo cultiva uma espécie de guia ao tratar com o cliente, justamente para auxiliar nessa tarefa trabalhosa, que é escolher o imóvel ideal para a família. Um dos itens básicos, podemos afirmar que a área privativa voltou a ser considerada um dos aspectos principais para a escolha de um imóvel. Claro que os itens localização e segurança têm peso robusto e não é interessante abrir mão do conforto e da comodidade de um apartamento com espaços bem planejados”, explica Barua.

A avaliação do tamanho ideal do imóvel depende de variáveis, como o número de pessoas que vai morar no imóvel e também a rotina da família. Nem sempre um apartamento imenso é sinônimo de garantia de conforto, o que vale segundo Barua, é um projeto arquitetônico bem elaborado. “Um item que não é possível dispensar em um apartamento, por exemplo, é a varanda gourmet, pois ela confere um ambiente mais aprazível, arejado e iluminado que se converte para os demais ambientes do imóvel, além de ser promotora de interação social dentro do próprio contexto familiar”, exemplifica.

O tamanho da família

É claro que o mercado imobiliário acompanha as tendências de comportamento e elabora padrões construtivos de acordo com o cenário, hoje os casais optam por ter menos filhos, os que planejam uma família maior, não ultrapassam a três. Portanto, o ponto de partida para a decisão de escolher um imóvel mais amplo ou compacto, deve ser de acordo com o número de integrantes da família. Para o gerente comercial do Grupo São Benedito, Fábio Reuter, os casais com filhos ainda pequenos, não se importam em fazer com que as crianças do mesmo sexo dividam o quarto, mas quando chega à adolescência esse padrão muda.

“É muito comum querer dar um upgrade no apartamento quando os filhos crescem, se a família está formada, sem muita probabilidade de crescimento, a motivação de trocar um imóvel menor por um mais amplo e com generosa área comum aumenta ainda mais. Os adolescentes dificilmente apreciam compartilhar o mesmo quarto, cada um tem uma personalidade diferente e preferem manter sua identidade com originalidade. Analisando inúmeros fatores é possível ter opções mais assertivas na aquisição do imóvel”, defende Reuter.

Ponderar sobre a rotina dos membros da família também merece atenção. Alguns têm o dia a dia mais agitado, mesmo que mantenham um trabalho home office, em contrapartida outros podem passar longas horas fora de casa, ou mesmo durante a semana. E aí entra outro fator tão importante quanto o tamanho ideal do imóvel, a localização, inclusive é o item de maior influência na formação do preço de um imóvel.

“Este aspecto não deve ser um peso assustador, ao contrário, a localização é parte do ritmo da valorização do imóvel. É a segurança extra de que o patrimônio não será depreciado. E talvez, em tempos pandêmicos a acessibilidade ganha notoriedade, pois a boa localização de um imóvel pressupõe a facilidade de se chegar e sair dele, hoje os cuidados estão redobrados com o isolamento social, a maioria prioriza ficar no lar, e as saídas ficam apenas por questões prioritárias, alimentação, consulta médica ou emergências, ou seja, uma boa localização oferece esse conglomerado”, certifica Barua.

O Grupo São Benedito mantem condições exclusivas contextualizadas com o atual cenário, a nova proposta são para duas linhas residenciais de alto padrão, o American Diamond e o Jardim Beira Rio. As alternativas diferenciadas permitem apenas uma entrada de 6%, sendo 80% de financiamento bancário e o saldo remanescente em até 12 vezes sem juros, direto com a construtora, com carência de 6 meses para a primeira parcela.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes