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A conta de energia está de cara nova! O LIVRE explica o que mudou

Novo documento tem dois QR codes e um deles vai facilitar sua vida, permitindo o pagamento via PIX

2 minutos de leitura
A conta de energia está de cara nova! O LIVRE explica o que mudou
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre )

Sua conta de energia está de cara nova! A partir de agora, a fatura será também um documento auxiliar de nota fiscal eletrônica e contará com um QR Code, conforme uma determinação do governo federal. Mato Grosso é o primeiro Estado do Grupo Energisa a implementar o novo formato e o LIVRE conversou com o gerente de serviços comerciais da Energisa, Murilo Marigo, para saber sobre o novo layout.

O novo documento, que circulará a partir de 6 de junho, virá com dois QR Codes: um para acessar as informações fiscais e outro para pagar a conta via Pix.

Marigo explica que o primeiro código é uma exigência do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e todo o Brasil deverá se adaptar à exigência fiscal. Mato Grosso, dentre os Estados onde a Energisa está presente, é o primeiro a adotar o novo formato.

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De acordo com a Confaz, o documento fiscal auxiliar, conhecido como DANF3E, é uma representação simplificada em papel da nota fiscal de energia elétrica. O objetivo é facilitar a consulta do documento fiscal eletrônico, no ambiente das Secretarias Fazendárias, pelo consumidor.

Segundo Marigo, essas alterações vão permitir o acompanhamento desta fatura na SEFAZ, além de dificultar fraudes. Tanto o boleto de pagamento, como a nota fiscal, estão registrados.

Pagamento via PIX

Já o outro QR Code é aquele ao qual o cliente já está habituado para fazer os pagamentos via PIX, mas não só isso. Com ele também será possível participar das promoções da Energisa.

“O consumidor pode ficar tranquilo porque essa mudança de layout não vai impactar na conta”, destaca Marigo. 

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Informações da conta

Os demais elementos que compõem a conta de energia, como a identificação do consumidor, unidade consumidora, referência – a qual mês aquela cobrança se remete -, vencimento, valor da fatura, data de leitura e histórico de consumo estão mantidos, apenas em nova disposição.

Murilo Marigo lembra que os demais elementos continuam na fatura, mas em nova disposição (Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato com a concessionária via call center, através do número 0800-6464-196 ou ainda pelo site, energisa.com.br e também pelo aplicativo Energisa.

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